A educação escolar é essencial, tendo como propósito a formação integral dos indivíduos, desenvolvendo suas habilidades humanas em aspectos diversos (motor, intelectual, emocional, social, cultural etc.), preparando-os para o futuro exercício de suas funções sociais. Tudo evolui-se ao transcorrer do tempo. A sociedade e os sujeitos que dela fazem parte, inclusive, perpassam por inúmeras transformações. Nesse contexto, é impreterível que a educação adeque-se ao contexto e à realidade social, considerando as especificidades da comunidade e de seus membros, para que o desenvolvimento se efetive.
Nesse ensejo, cabe ressaltar que há mais de um ano, vivenciamos a obscuridade de um período pandêmico, decorrência da alta transmissividade viral do Coronavírus. A humanidade, desde então, atravessa dias de muita adversidade, dor e sofrimento. Inúmeras vidas foram ceifadas dolosamente pelo Covid-19, além dos imensuráveis danos psíquicos e patológicos. Diversas dificuldades surgiram no cotidiano, exigindo que medidas de biossegurança fossem tomadas visando a redução da disseminação viral na população, como o isolamento social, fazendo com que as atividades humanas passassem por readequação. No contexto educacional não foi diferente, as práticas de ensino engendradas pelos professores foram reajustadas ao método online, em razão da imposição do isolamento.
Diversos são os desafios enfrentados nessa conjuntura, uma vez que, conforme outrora dito, incontáveis foram os danos humanos e psicológicos. Contudo, com a incidência do programa de imunização, as atividades presenciais vão sendo gradativamente retomadas. Assim sendo, propõe-se uma reflexão: qual deverá ser o foco da práxis pedagógica nesse retorno, acolhimento emocional ou aplicação de conteúdo? Ambos são indispensáveis. Para que o trabalho docente seja bem-sucedido, torna-se necessário desempenhar atos de acolhimento, de afetividade, transmitindo segurança e afabilidade nos espaços educativos.
Assim sendo, o Centro Municipal de Ensino Antenor Soares realizou com a participação de seus profissionais docentes um encontro de Formação Continuada acerca da temática “Acolhimento Emocional”, no dia 08 de julho de 2021, às 17:30, sendo ministrado pela psicóloga Izadora Bauermaister Chiaramonte e pela fonoaudióloga Roberta Priscila Botini, do Núcleo de Apoio Educacional da Secretaria Municipal de Educação (NAE – SEMEC). O evento formativo contemplou-se como um momento reflexivo de aprendizagem, descontração e alegria aos professores participantes, representando um ato imprescindível, pois para articular teoria e prática há necessidade de muita reflexão e estudo sobre o cotidiano de sala de aula, principalmente diante dos enfrentamentos e desafios atuais.