

Organizado pelas professoras Franciele Giraldi dos Santos, Sulineidy de Oliveira Santos Dallabona e Waleska Ungaro Duarte (Equipe de Coordenação Pedagógica dos Anos Iniciais da SEMEC) e pelo professor Matias da Silva Felix, no dia 19 de Agosto, às 18 horas, foi realizado o 2° Encontro com os professores do Apoio Complementar Educacional (ACE) com a temática “Psicogênese da Língua Escrita”, ministrado pela Prof. Rosane Cristina Varaschin.
A Psicogênese da Língua Escrita, de Emília Ferreiro, dialoga sobre como o aluno se apropria dos conceitos e habilidades de ler e escrever, mostrando que a aquisição desses atos linguísticos segue um percurso semelhante ao da humanidade com o Sistema de Ensino Alfabético (SEA), ou seja, o aluno inicia com as garatujas e percorre um caminho até dominar as habilidades da leitura e da escrita. Os professores possuem um papel essencial nesse processo, sendo mediadores, criadores de conflitos e orientadores, proporcionando a utilização de diversos materiais que estimulem a leitura e a escrita dos alunos. Segundo Ferreiro (1999), “não é o professor que ensina o aluno a ler, mas sim que o próprio aluno antes de adentrar a classe de alfabetização já inicia um processo de leitura, portanto o aluno já traz para a sala de aula sua maneira de ler o mundo e representá-lo”.
O assunto abordado no 2° Encontro visa estimular os professores que atuam no ACE a buscar alternativas e práticas inovadoras compreendendo os níveis pelos quais os alunos passam ao longo do processo, considerando os mesmos como centro de todo o processo educativo.
No 3° Encontro, que já está encaminhado, o tema a ser debatido será “Planejamento Interdisciplinar”. A Equipe Pedagógica do Plano de Intervenção da SEMEC coloca-se à disposição para auxiliar no que for necessário.