SEMEC realizou 3º encontro com professores do Apoio Complementar Educacional (ACE)

Organizado pelas professoras Franciele Giraldi dos Santos, Sulineidy de Oliveira Santos Dallabona e Waleska Ungaro Duarte (Equipe de Coordenação Pedagógica dos Anos Iniciais da SEMEC), no dia 26 de agosto às 15 horas foi realizado no auditório da Prefeitura Municipal o 3° Encontro com os professores da zona urbana do Apoio Complementar Educacional (ACE), abordando a temática “Orientações para produção textual”, sendo ministrado pela Prof. Sulineidy.

Em visita aos Centros de Ensino e dialogando com os professores do ACE, houve a necessidade de abordar sugestões de metodologias para trabalhar com os alunos do 4° ao 6° ano do Ensino Fundamental, que já estão no nível alfabético, porém escrevendo com muita dificuldade.

Quando uma criança é estimulada a escrever regularmente, ela terá mais momentos de reflexão e escuta, desenvolvendo diversas habilidades, como concentração, atenção, coordenação motora, fazendo da escrita algo habitual. O ato de escrever vai além da vida escolar, é uma forma de apresentar uma ideia, uma forma de comunicação.

Destarte, o ato de escrever é algo que exige o conhecimento da ortografia e da gramática, adquiridos ao longo dos anos de vida escolar e com as inúmeras práticas comunicativas das quais todos participam diariamente como sujeitos sociais.

O assunto abordado nesse 3° Encontro visa estimular os professores que atuam no ACE a buscarem alternativas práticas, inovadoras e dinâmicas para trabalhar as produções textuais, ampliação de frases, continuação de histórias, textos fatiados, discurso direto e indireto, entre outras sugestões que possam estimular o hábito da leitura, tornando a mesma um momento prazeroso para os alunos.

O 4° encontro já está encaminhado, sendo a temática “Planejamento Interdisciplinar”. A Equipe Pedagógica do Plano de Intervenção da SEMEC coloca-se à disposição para auxiliar no que for necessário.

Acompanhe outras postagens:

TRÂNSITO LEGAL: Prefeito e secretário entregam premiação ao vencedor do Concurso do Mascote do Trânsito

O autor do desenho vencedor, o aluno Cristiano Nascimento Oliveira, do 8º Ano B, do Centro Municipal de Ensino Dom Bosco, e a professora Gislaine Fortunato, orientadora do estudante, ganharam como prêmio um notebook cada, medalhas da Ordem do Brasão e certificados. Também foram agraciados com medalhas e certificados os outros nove finalistas do Concurso.

Saiba mais >>