O Orientador Escolar tem como função oferecer um acompanhamento pedagógico, o que também significa dizer apoio psicológico e, até certo ponto, emocional, ou seja, mais individualizado a cada aluno. Cabe ao orientador perceber traços incomuns no aprendizado e no desenvolvimento de cada estudante nas escolas regulares por meio do seu comportamento em sala de aula. Buscando propiciar reflexões acerca dessas práticas, a Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Coordenação da Formação Continuada realizou no dia 27 de maio, no auditório do CMEE Prof. Isoldi Storck, o 3º Encontro de Formação Continuada de Orientador Escolar com o tema “Cuidado Emocional”, com o palestrante o Psicólogo Guilherme Tomas de Santana Junior.
Quando dialogamos sobre o “Cuidado Emocional”, estamos falando de saúde, prevenção e equilíbrio emocional. Assim, o cuidado com os educadores, sejam eles professores, coordenadores, diretores ou orientadores é extremamente importante, pois eles são uma referência e um ponto de apoio para o cuidado com os alunos. Pode-se dizer que muitas questões ligadas ao aprendizado estão ligadas também às emoções. Se o educador não estiver bem, ele não conseguirá auxiliar seus alunos, acolhê-los e perceber suas necessidades. Com esta finalidade a Secretaria Municipal de Educação estará promovendo encontros mensais de formação continuada para os Orientadores Escolares do nosso município.
Confira as vencedoras do 1º Desafio das Merendeiras de Tangará da Serra
Sandra Aparecida Mendes, do CME Atacílio de Souza, que preparou a receita “Galinhada extraordinária”, foi a grande campeã. Ela levou para casa troféu, um prêmio de R$ 1.500,00 e o passaporte para participar da etapa estadual do Desafio das Merendeiras.