A Secretaria Municipal de Educação de Tangará da Serra (Semec), através do Departamento de Gestão Pedagógica e Políticas Educacionais, realizou a Oficina da Prova Brasil para os Professores da Rede Municipal que atuam no 5° Ano. O encontro aconteceu dia 22 de junho, às 18 horas, no CME Antenor Soares.
A Oficina foi conduzida pela Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Sulineidy Dallabona. O encontro teve a participação de 23 profissionais da zona urbana e rural, Professores e Coordenadores que trabalham com o 5° Ano.
Sulineidy iniciou dialogando sobre o formato da Prova Brasil, em qual período do ano ela acontece, a quantidade de questões, promovendo uma roda de conversa com os participantes e sanando as dúvidas levantadas.
Em seguida, propôs uma dinâmica em grupo, para identificar se os participantes tinham conhecimento dos Descritores que são trabalhados na Prova Brasil. Sulineidy apresentou a Matriz de Referência com os Descritores de Língua Portuguesa e Matemática. Dialogou sobre cada Descritor, explicando o formato e dando exemplos de perguntas que fizeram parte das últimas edições da Prova Brasil. No total, são 15 Descritores de Língua Portuguesa e 28 Descritores de Matemática.
Logo após, Sulineidy informou que a Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento Pedagógico, enviará um modelo de simulado para os Coordenadores, para que eles apliquem nas turmas de 5° Ano, a título de preparar os alunos e identificar quais Descritores eles possuem mais dificuldade.
Por fim, Sulineidy deixou registrado que um 2° Encontro da Oficina irá acontecer, para analisar os dados do simulado e identificar quais são as maiores dificuldades, tanto dos alunos quanto dos Professores. Um dos objetivos da Oficina foi troca de experiências, aumentando o repertório dos Professores, incentivando a aprendizagem colaborativa e dinâmica.