Anterior
Próximo
Em tempos de isolamento social, diante das circunstâncias da pandemia, todo o cuidado com a saúde é essencial. Não apenas com a saúde física, através dos métodos e protocolos de segurança da OMS (Organização Mundial de Saúde) para evitar o contágio pelo novo Coronavírus, mas também o cuidado com a saúde mental, uma vez que a pandemia tem causado diversos impactos psicológicos em todos.
Diante desse contexto, aconteceu no dia 06 de maio de 2021, no auditório do Centro Municipal de Ensino Fábio Diniz Junqueira, uma formação com a psicóloga Dayane F. Ferreira Batista. Na ocasião, a profissional trabalhou com o tema “Desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais”, a fim de promover a saúde mental dos professores, bem como capacitá-los a lidar com as demandas socioemocionais dos alunos, visto que a pandemia trouxe prejuízos para a vida e para as emoções de todos (alunos, professores, familiares, comunidade geral).
Segundo a psicóloga Dayane Ferreira, “é preciso compreender quais os impactos emocionais que os nossos pensamentos geram sobre os nossos sentimentos, sendo imprescindível validar e compreender o que se sente para aprender a lidar.”
Destaca-se que a pandemia impactou e modificou o cotidiano de todos, afetando consequentemente as emoções das pessoas. “Percebe-se um aumento do medo, da insegurança, da ansiedade, dos episódios depressivos, dentre outros sentimentos negativos na população, e é fundamental que as pessoas tenham estratégias para lidar com tais sentimentos. Foi exatamente isso que trabalhamos hoje com os professores.” (Psicóloga Dayane)
A palestra motivacional foi realizada contando com a participação dos professores lotados no Sistema Público Municipal de Ensino de Tangará da Serra, seguindo-se todos os cuidados essenciais e protocolos sanitários diante do Covid-19.
Ações como esta, demonstram o empenho da SEMEC em contribuir com os profissionais da educação nesse momento difícil, buscando promover a saúde mental de seus profissionais para ofertarem uma acolhida necessária aos alunos no retorno às aulas presenciais.
A equipe da Secretaria Municipal de Educação conta com duas psicólogas e uma fonoaudióloga, que se empenham arduamente em promover ações que impactem positivamente o ensino e a aprendizagem da rede municipal de ensino.