Previous
Next
Tangará da Serra: 45 anos de história. Na próxima quinta-feira, dia 13 de maio, nossa cidade completará 45 anos de emancipação político-administrativa. O município de Tangará da Serra, no exuberante divisor das águas das bacias Amazônica e do Prata, originou-se em 1959, emergente do antigo povoado surgido pelo loteamento das glebas Santa Fé, Esmeralda e Juntinho, localizadas no município de Barra do Bugres. Foi elevado à categoria de município com a denominação de “Tangará da Serra” pela Lei Estadual n.º 3.687, de 13 de maio de 1976, sendo desmembrado de Barra do Bugres e Diamantino.
Em comemoração ao aniversário de nosso município, e tomando as medidas de biossegurança em relação a pandemia pelo Covid-19, a SEMEC (Secretaria Municipal de Educação) realizou nesta manhã dia 11 de maio, no pátio da Prefeitura Municipal, o Ato Cívico enaltecendo o sentimento patriotismo e respeito pela história de Tangará da Serra, marcada por muitas lutas, conquistas e desenvolvimento urbano, político e econômico.
Ao valorizar o civismo e o sentimento de patriotismo, contribuímos para a formação identitária do cidadão brasileiro, do munícipe tangaraense, instigando em cada ser o amor à pátria, enaltecendo o respeito e o apreço pela região onde se vive, além do conhecimento da história local.
O evento contou com a participação de parte dos servidores públicos lotados nos diversos departamentos da Prefeitura Municipal, dos secretários municipais e suas equipes subjacentes. Fizeram-se presentes também, nesse ato de patriotismo, a Chefe do Departamento de Gestão Pedagógica e Políticas Públicas Educacionais Prof. Eliane Santiago de Lima, o Secretário Municipal de Educação Prof. Vagner Constantino Guimarães e o Prefeito Municipal Vander Alberto Masson.
Iniciou-se o Ato Cívico com a entoação do Hino Nacional do Brasil e do Hino de Tangará da Serra sendo hasteadas as bandeiras do Brasil, do Estado de Mato Grosso e do nosso município.
Na oportunidade, o Secretário Municipal de Educação Prof. Vagner Constantino iniciou seu discurso agradecendo a Deus e a todos os presentes. Comentou acerca das dificuldades enfrentadas nesse período pandêmico, inimaginável para nossa geração, mas já decorrente em outros momentos da história da humanidade, ressaltando a coragem para enfrentar os desafios cotidianos, sendo necessária a união de todos. Vislumbrando os aspectos históricos e econômicos de Tangará da Serra, o Secretário Prof. Vagner proferiu sobre o quanto a cidade se desenvolveu ao transcorrer dos anos, sendo hoje Tangará da Serra um polo industrial e universitário, com ampla atividade comercial, possuindo ainda fomento à agricultura familiar. Acerca da pasta, discorreu acerca do trabalho que está sendo engendrado na educação, ouvindo os anseios da população para atender às demandas, ouvindo a equipe atinente às ações administrativas necessárias para tal, inclusive sobre o retorno às aulas presenciais e cuidados essenciais. Em relação às ações administrativas, licitações e construções, destacou sobre:
- a obra da Creche do Jardim dos Ipês, para a atender à comunidade da região local;
- a reforma e ampliação das escolas: CME Tia Lina, CME Jesu Pimenta de Sousa, CME Prof. João Maria do Nascimento, CMEI Leonardo Cezar Vendrame;
- a reforma da Escola Patriarca da Independência, em convênio com o Estado de Mato Grosso;
- a reconstrução do prédio da Escola Bento Muniz, para futura junção entre CME Ayrton Senna e CME Prof. Tânia Arantes Junqueira.
- Karla Viviane Alves Pinheiro Santos interpretou a canção gospel “Conquistando o Impossível”, da cantora Jamily;
- Sophia Oliveira dos Santos Dantas, aluna matriculada no 5º Ano B do Centro Municipal de Ensino José Nodari, cantou a música “Deus Salve Minha Pátria”, da cantora gospel Mara Lima;
- Com seu violão, Maycon César interpretou a música “Tocando em Frente”, de Almir Sater.