Compreender os processos e a forma como ocorre a aprendizagem humana é essencial ao desenvolvimento infantil. Não apenas nos espaços educativos, mas também na perspectiva das interações familiares, do ambiente em que se vive, das tramas na qual a criança está inserida. Compreender como as situações externas são internalizadas, interpretadas pelo indivíduo na fase infantil, para melhor intervir.
Conforme foi abordado na formação anterior, a estrutura cerebral e a atividade racional humana são complexas. O ato de pensar, aprender, refletir, executar tarefas e operações suscitam a partir de inúmeras conexões através da sinapse, em termos de Neurociência. No entanto, diversas variantes do contexto externo (ambiente, família, tramas, etc.) podem interferir nessa sinapse, prejudicando o desenvolvimento cognitivo. Ou, tais variantes, desde que adequadamente trabalhadas, podem aprimorar a atividade racional.
Consoante ao que já foi mencionado, é necessário conhecer o aluno em vários aspectos, compreendê-lo para melhor ensiná-lo, refletir constantemente sobre as práticas pedagógicas realizadas, possibilitando vislumbrar o ponto de vista de quem está a aprender.
Em nossa geração, a pandemia surgiu de maneira inimaginável, afligindo a vivência de todos, interferindo drasticamente na maneira como vivíamos. Diante da obscuridade pandêmica, surgem várias indagações: Como intervir de maneira positiva? Como estimular novas aprendizagens? Como agir diante do inesperado? Como atuar frente ao que não foi planejado?
Considerando as intempéries ocasionadas pelo novo Coronavírus, com os impactos suscitantes da fobia e com a imposição do isolamento social, surgiram novos desafios no processo de ensino-aprendizagem. Visando refletir acerca do assunto, a Equipe de Coordenação Pedagógica da Educação Infantil da SEMEC, constituída pelas professoras Katia Maria K. Beck, Eliane Feronato e Edna Belmiro de Paula, promoverá formação aberta em ambiente virtual, sendo destinada a todos, tanto aos profissionais da educação quanto à comunidade escolar em geral.
Assim, no dia 18 de maio acontecerá o 5º Diálogo Formativo abordando o assunto “Desenvolvimento Emocional na Educação Infantil: O que é esperado e como intervir quando o inesperado acontece”, ministrado pela Psicóloga Izadora Bauermaister Chiaramonte, buscando refletir sobre como as crianças desta fase estão vivenciando o período pandêmico e pós-pandêmico, tratando sobre como o desenvolvimento emocional e cognitivo dos mesmos pode ser influenciado e como interceder positivamente propiciando o despertar de novas aprendizagens. O papel da família é fundamental nesse processo, estimulando adequadamente o desenvolvimento cognitivo infantil a partir de vivências e experiências afetivas que visem a construção de novos conhecimentos.
Segue abaixo o link do Canal da Secretaria Municipal de Educação para acompanhar as transmissões dos eventos:
Link do YouTube: https://youtu.be/TfYYKtY2HHE
Conforme já destacado na matéria anterior, segundo a coordenadora Prof. Edna Belmiro, os encontros de formação continuarão nos Centros Municipais de Ensino, como proposta de construção reflexiva pelos educadores acerca dos assuntos abordados quanto ao aperfeiçoamento das habilidades humanas na Educação Infantil.
MAIS OBRAS: Assentamento Antônio Conselheiro ganha escola moderna, remodelada e ampla
A Prefeitura de Tangará da Serra, por meio da Secretaria de Educação (SEMEC), está finalizando a reforma e a ampliação do Centro Municipal de Ensino Ernesto Che Guevara, localizado no Assentamento Antônio Conselheiro. Essa iniciativa faz parte dos investimentos que a prefeitura vem realizando para melhorar a qualidade das escolas do município.