Programa “A União Faz a Vida” reconhecendo os contextos educacionais

“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.”

Esse célebre pensamento inferido por Paulo Freire, filósofo e grande educador brasileiro, nos faz refletir sobre a importância da educação para a sociedade. Através dela, novos conhecimentos são construídos, valores e princípios éticos são difundidos, a fim de se desenvolver não apenas os cidadãos inseridos na sociedade, mas também de propiciar avanços sociais, humanizando o mundo progressivamente.

A missão de educar, no entanto, é complexa. Não depende singularmente da ação didático-metodológica dos educadores. Diversas variantes devem ser vislumbradas nesse processo, desde o ambiente escolar, o nível racional das estruturas cognitivas dos educandos, até as condições sociais em que estes se encontram inseridos.

Inserir, incluir! A educação, para transformar, deve prover a inclusão equitária de todos nos espaços educativos, propiciando meios de acesso aos conhecimentos historicamente construídos. Para tal, existem os projetos sociais, engendrados proativamente com o objetivo de aprimorar as situações de aprendizagem em ambientes educativos e sociais, de acordo com a realidade comunitária.

Nesse ensejo, destacamos o Programa “A União Faz a Vida” (PUFV), instituído no Brasil em 1995, sendo o principal programa de educação da Cooperativa Sicredi, com o propósito de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Por meio da educação cooperativa, o PUFV desenvolve tais valores e princípios às crianças e jovens brasileiros, mudando, assim, a vida deles, de suas famílias e comunidades. Em Tangará da Serra, o PUFV transcorre desde 2017 em parceria com a Prefeitura Municipal.

Em uma das ações do programa, ocorreu na manhã da última segunda-feira, dia 17 de maio, foi realizado um importante encontro com a presença de Diretores, Coordenadores Pedagógicos do Sistema Público Municipal de Ensino de Tangará da Serra e da Coordenadora Local do PUFV Professora Sulineidy Dallabona, sendo conduzido pela Representante do Sicredi e responsável pelo PUFV na região a Professora e Assessora Pedagógica Jussara Ceron. As equipes dos Centros Municipais de Ensino Décio Burali, Dom Bosco, Fausto Eugênio Masson, Gentila Susin Muraro e Leonardo Cezar Vendrame participaram desse imprescindível diálogo, com o intuito de observar e reconhecer o contexto vivenciado hodiernamente por cada escola. Foram relatos significativos, deixando evidenciado que o trabalho em equipe tem fornecido energia para que cada realidade tenha direcionamentos mais assertivos.

No decorrer desta semana, a Professora Jussara, Representante do Sicredi e responsável pelo PUFV, realizou acompanhamentos, orientações e atendimentos individualizados aos professores. A Coordenadora Local do PUFV Professora Sulineidy Dallabona destacou a importância dessa parceria entre Sicredi e Prefeitura Municipal, visando o atendimento às necessidades de acordo com a realidade de cada comunidade escolar, e a vivência de experiências significativas de diálogo e transmissão valores e construção de conhecimentos, de modo a expandir as potencialidades dos estudantes atendidos.

Acompanhe outras postagens:

TRÂNSITO LEGAL: Prefeito e secretário entregam premiação ao vencedor do Concurso do Mascote do Trânsito

O autor do desenho vencedor, o aluno Cristiano Nascimento Oliveira, do 8º Ano B, do Centro Municipal de Ensino Dom Bosco, e a professora Gislaine Fortunato, orientadora do estudante, ganharam como prêmio um notebook cada, medalhas da Ordem do Brasão e certificados. Também foram agraciados com medalhas e certificados os outros nove finalistas do Concurso.

Saiba mais >>