Programa “Saúde na Escola” desenvolve ações de cuidados à saúde bucal nas unidades públicas de ensino de Tangará da Serra

2022-01-21_17-16-46_001.png
Os espaços educativos são ambientes onde ocorrem múltiplas aprendizagens, abrangendo conhecimentos diversos, intrínsecos aos conteúdos curriculares, através da vivência e das experiências propiciadas, visando o desenvolvimento integral do indivíduo em diversos âmbitos: cognitivo, racional, social, moral, ético, educativo, consciência, cuidados corporais, higiene, etc.

Dentre os diversos ensinamentos oportunizados no ambiente escolar, torna-se indispensável prover orientações quanto ao conjunto de condições e hábitos que conduzam ao bem-estar e à saúde dos indivíduos. Manter em dia os cuidados com a saúde, através de práticas constantes e adequadas de higiene corporal, é fundamental para o pleno funcionamento do organismo humano, inclusive refletir acerca das consequências diante da negligência quanto à manutenção de uma conduta cotidiana saudável .

Segundo dados e pesquisas científicas, cerca de 70% dos agentes causadores de doenças (vírus, bactérias, fungos, dentre outros microrganismos) adentram ao nosso organismo por meio da via bucal, um dado preocupante. Ante ao exposto, faz-se necessário elucidar os cuidados essenciais quanto às práticas de higienização para manutenção da saúde bucal, uma vez que esta é uma larga porta de entrada aos germes e congêneres. Tratando-se do tema “saúde bucal”, é inexorável direcionar a atenção quanto à higidez dos dentes, que estão suscetíveis à proliferação de microorganismos, acarretando em danos diversos, como: cáries, placas bacterianas, gengivite, periodontite, retração gengival, etc. A solução, nesses casos, é apenas o tratamento clínico. Porém, antes prevenir o problema do que remediá-lo.

Nesse ensejo, o Governo Federal instituiu em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, o Programa “Saúde na Escola” (PSE), como política intersetorial da Saúde e da Educação, uma estratégia de integração entre esses ministérios para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos. Segundo informações do Portal MEC, o PSE tem como objetivo “contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino”.

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra assinou o Termo de Adesão ao PSE há alguns anos, integrando o desenvolvimento de ações, a nível municipal, entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Segundo o Coordenador do PSE na SEMEC de Tangará da Serra José Paulo, o programa tem como objetivo principal a prevenção de doenças bucais, através de ações de intervenção de profissionais de saúde bucal nas unidades escolares públicas, sobretudo às crianças que residem em localidades desassistidas pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e PSFs (Postos de Saúde da Família).

As ações do PSE seguem as diretrizes do Ministério da Saúde e Ministério da Educação, preconizando o trabalho com a comunidade escolar interna e externa através de: palestras (orientando as famílias com vídeos educativos e demonstrações com macro modelos sobre técnicas adequadas de higienização bucal), aplicação de flúor tópico (substância em gel aplicada na escovação), entrega dos kits de higienização bucal, etc. Além disso, o PSE realiza exames clínicos individuais, para diagnóstico de índice epidemiológico de doenças bucais (cáries, principalmente), e realiza encaminhamentos para tratamentos preventivos e curativos. São engendrados diversos levantamentos, através de tabelas e lançamento de dados no sistema do Ministério da Saúde. Após mapeamento dos casos mais críticos, em que há necessidade de intervenção mais invasiva, os indivíduos são encaminhados à UNIC para realização dos procedimentos necessários, através de uma parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação.

Observe algumas das ações realizadas pelo Programa “Saúde na Escola”, conforme as imagens abaixo:

Dia 12 de maio, quarta-feira: Ações realizadas no Centro Municipal de Ensino Décio Burali.

Dia 19 de maio, quarta-feira: Retorno ao Centro Municipal de Ensino Décio Burali para continuidade das atividades, como a intervenção de restauração atraumática (que não depende de procedimentos clínicos mais invasivos).
Dia 20 de maio, quinta-feira: Início das atividades do PSE no Centro Municipal de Ensino Silvio Paternez.

Acompanhe outras postagens:

TRÂNSITO LEGAL: Prefeito e secretário entregam premiação ao vencedor do Concurso do Mascote do Trânsito

O autor do desenho vencedor, o aluno Cristiano Nascimento Oliveira, do 8º Ano B, do Centro Municipal de Ensino Dom Bosco, e a professora Gislaine Fortunato, orientadora do estudante, ganharam como prêmio um notebook cada, medalhas da Ordem do Brasão e certificados. Também foram agraciados com medalhas e certificados os outros nove finalistas do Concurso.

Saiba mais >>