A implantação de políticas públicas que atendam às especificidades técnicas e locais visando prover acesso a um ensino de qualidade, capaz de desenvolver as capacidades e habilidades dos educandos, pertencentes a todas as comunidades étnicas e sociais, considerando suas especificidades locais, regionais, sociais e/ou identitárias, possibilita o progresso da educação. Para tal, diversas ações e investimentos são indispensáveis.
Com o intuito de discorrer sobre as demandas na Educação Indígena ofertada nas aldeias pertencentes ao município de Tangará da Serra, ocorreu no dia 20 de maio, quinta-feira a partir das 13h30min, uma importante Reunião Técnica no Gabinete do Secretário de Educação Prof. Vagner Constantino Guimarães, que ouviu atentamente todas as reivindicações, preocupações e anseios do corpo social indígena, diante dos desafios e necessidades cotidianas. Na oportunidade estiveram presentes: a Coordenadora Pedagógica da Educação Escolar Indígena na SEMEC, Nilce Zonizokemairo; o Coordenador Técnico de Educação Indígena na SEMEC, Claudemiro Zanoizokaise; os Coordenadores Pedagógicos escolares Neudson Onaezokae (CMEI Zozoiterô), Jurandir Zezokiwake (CMEI Formoso), Leandro Nenezokae (CMEI Cabeceira do Sacre) e Pedro Kezowe (CMEI Cabeceira do Osso); as lideranças indígenas, Cacique Jovenal Azomaré e Cacique Carlito Okenazokie; a Chefe do Departamento de Gestão Pedagógica e Políticas Públicas Educacionais, Prof. Eliane Santiago de Lima; o Chefe do Departamento Administrativo, Junior Pimenta.
Dentre as pautas elencadas para discussão e análise, segundo o Coordenador Técnico Claudemiro Zanoizokaise, destacam-se: a reivindicação de transporte escolar, reformas e ampliações das unidades escolares, contratação de ajudantes de serviços gerais e retorno das aulas presenciais nas escolas indígenas.
Desse modo, ao desenrolar da Reunião Técnica, ficou decidido que a partir do próximo mês, em junho, será disponibilizado micro-ônibus para engendrar o transporte escolar dos estudantes indígenas. Concernente à necessidade das contratações, determinou-se a convocação dos candidatos ao cargo de Ajudante de Serviços Gerais, aprovados no teste seletivo, para o exercício de suas funções nas escolas indígenas. Tomando-se todas as medidas e protocolos de biossegurança para evitar a disseminação viral do Covid-19, em conformidade com as determinações da OMS, ficou estabelecida também a possibilidade de retorno às aulas presenciais, prezando pela segurança, saúde e bem-estar de todos. Quanto às reformas e ampliações da infraestrutura física e predial das escolas indígenas, será preciso aguardar a conclusão dos trâmites processuais licitatórios dos projetos, para início da execução das obras.
A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, através das diversas ações criadas pela gestão administrativa pública, preocupam-se em prover as melhorias indispensáveis para garantir o acesso e a qualidade na educação escolar, ouvindo as requisições das comunidades locais e trabalhando para atender às solicitações conforme a demanda, tendo como foco o progresso multifacetário e social.