Karla Farias dos Santos e Luana Monike Debo Orth, acadêmicas do curso superior de Nutrição pela Faculdade Claretiano.
Vídeo: Acadêmicas de Nutrição Luana Monike e Karla Farias dão dicas sobre Alimentação Saudável
Link do YouTube: https://youtu.be/ll4GsM1G0lY
Nos últimos tempos, diversas mudanças inesperadas ocorreram na vivência humana social, em decorrência da alta contaminação do Covid-19, que tem assolado o mundo. Tal circunstância transformou inimaginavelmente nossa atuação familiar, social e profissional, colocando-nos em situação de isolamento residencial, como forma de prevenção da disseminação viral.
Ademais, são inúmeros os impactos suscitantes da pandemia: limitações sociais, perdas humanas, sequelas irreversíveis, crise no setor econômico, inquietação, desordens comportamentais, amedrontamento, e, principalmente, distúrbios de ordem psicológica. Instintivamente, diante de nossas complexas emoções humanas, em resposta à tentativa de controle da ansiedade dentre outros processos psíquicos, procuramos compensação na ingestão alimentar, muitas das vezes, de produtos comestíveis pouco saudáveis.
O processo de alimentação não é algo simplesmente mecânico e involuntário, ou seja, impensado. Todos os processos de nosso organismo demandam controle cerebral, que é influenciado pelos nossos anseios singulares, pela personalidade. Apesar da necessidade na obtenção de nutrientes essenciais ao organismo, a atividade cerebral sempre estará sujeita à tentação de agradar o paladar. Isso pode ser preocupante se vislumbrarmos que boa parte dos alimentos que causam anseio em nosso apetite são aqueles industrializados, de sabor agradável, mas repletos de compostos químicos, cuja ingestão pode causar prejuízos à longo prazo, como o surgimento de doenças crônicas (diabetes, hipertensão, etc.), obesidade, dentre outros problemas de saúde.
O comportamento alimentar humano precisa ser reeducado, preconizando-se a ingestão de alimentos naturais e saudáveis, além de práticas mais rotineiras de exercícios físicos. É indispensável que essa conscientização decorra já na fase infantil, para que as crianças cresçam e se desenvolvam percebendo os benefícios em se manter um estilo de vida mais saudável. Nesse contexto, o exemplo dos pais e/ou familiares e o provimento de orientações nos espaços educativos são fundamentais para influenciar a aprendizagem das crianças.
Pensando nisso, as acadêmicas Karla Farias dos Santos e Luana Monike Debo Orth, que cursam respectivamente o 7º e 8º semestre do curso superior de Nutrição pela Faculdade Claretiano, em seu estágio supervisionado na Prefeitura Municipal de Sapezal/MT, construíram um vídeo educativo sobre “Alimentação Infantil”. Segundo a acadêmica Luana Monike, “o vídeo tem como finalidade informar aos pais dos alunos a importância da alimentação saudável; como conduzir os filhos aos hábitos alimentares benéficos à saúde e ter a escola como parceira nesse processo de aprendizagem”.
Assista a esse vídeo no link abaixo e obtenha dicas e informações sobre como manter uma alimentação saudável em tempos de pandemia:
Link do YouTube: https://youtu.be/ll4GsM1G0lY