SEMEC promoverá Formação Continuada da Educação Infantil “6º Diálogo Formativo: Desafios e Aprendizagens”

O planejamento marca a intencionalidade do processo educativo que traduz-se no traçar, programar e documentar o trabalho do professor, considerando a criança na centralidade da proposta pedagógica, visando seu desenvolvimento afetivo, social, psicomotor e cognitivo. O ato de planejar pressupõe o olhar atento à realidade e a escuta sensível para pensar e direcionar a prática educativa.

Nessa perspectiva ao acolher e valorizar a escuta interpretando a mensagem em todos os sentidos, o professor estará garantindo os Direitos de Aprendizagem estabelecidos pela BNCC (2017), reafirmados pelo Documento de Referência Curricular para Mato Grosso da Educação Infantil onde:

Estes direitos devem ser assegurados no planejamento e possibilitam ao professor criar condições para que a criança formule perguntas, pense sobre as situações cotidianas e o mundo ao seu redor, bem como desenvolva estratégias de observação, levantamento de hipóteses e narrativas. O professor precisa sempre tê-los em mente para garantir que as experiências propostas venham a contemplá-los, pois são fundamentais no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. (BRASIL, 2017, p. 20)

É preciso conhecer as particularidades e especificidades de cada criança acolhendo suas necessidades, desejos, suas manifestações, suas histórias de vida, a realidade do contexto em que estão imersas, respeitando suas diferenças na promoção de aprendizagens significativas que favoreçam o coletivo infantil.

Ao planejar, o professor deve enriquecer suas práticas de significado, possibilitando trocas de experiências, interações e brincadeiras em diversos momentos do cotidiano da criança, ampliando o repertório de ações com situações significativas enriquecidas de afetividade (SEMEC, 2012).

Articulada ao planejamento, a avaliação é um dos componentes do processo educativo que se constitui em um importante instrumento de análise do trabalho pedagógico. A prática educativa se torna significativa quando é marcada pela intencionalidade e orientada por estratégias que garantam a continuidade dos processos de ensinar e aprender. Tem a importante função de diagnosticar e apontar rumos para a prática docente, pois configura-se em um importante instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica e elemento norteador na busca de melhores caminhos para o desenvolvimento potencial das crianças.

Nesse processo, faz-se necessário a escuta sensível e o olhar acolhedor do professor para que as observações permitam ampliar os subsídios para a sistematização dos registros e/ou documentação pedagógica. Sendo assim, a avaliação na Educação Infantil deve estar alinhada ao planejamento, necessitando ser uma prática multidimensional e os professores devem perceber que o ato de avaliar envolve aspectos importantes, dentre eles, é válido destacar que saber valorizar a criança e compreendê-la como sujeito histórico cultural em percurso formativo, é essencial (DRC, 2019).

Visando propiciar reflexões acerca da importância do assunto elucidado, a Equipe de Coordenação Pedagógica da Educação Infantil da SEMEC, constituída pelas professoras Katia Maria K. Beck, Eliane Feronato e Edna Belmiro de Paula, promoverá formação em ambiente virtual, destinada aos professores do Sistema Público Municipal de Ensino de Tangará da Serra. Dessarte, no dia 1º de Junho, terça-feira às 19h, acontecerá a transmissão do 6º Diálogo Formativo abordando a temática “A Escuta da Infância – Planejamento, Avaliação e a Escrita de Parecer Descritivo”, ministrado pela Profa. Regina Shudo.

A palestrante Regina Shudo é Pedagoga e Especialista em Educação Infantil. Atuando há 35 anos na área educacional, possui uma vasta experiência profissional: foi professora, coordenadora e diretora em diversas instituições de ensino. Atuou com a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior. Atualmente dedica-se a contribuir com a formação de professores, ministrando cursos, oficinas e palestras por todo o país. Em parceria com outras instituições, Regina tem compartilhado com muitos municípios a sua experiência na área da Educação Infantil. Como autora, desenvolveu uma coleção de livros didáticos para crianças da Educação Infantil, livros de Alfabetização e Literatura Infantil.

Segue abaixo o link do Canal da Secretaria Municipal de Educação para acompanhar as transmissões dos eventos:

Link do YouTube: https://youtu.be/kBpi8tlF5TM

Conforme já destacado nas matérias anteriores, os encontros de formação continuarão posteriormente nos Centros Municipais de Ensino, como proposta de construção reflexiva pelos educadores acerca dos assuntos abordados.

Acompanhe outras postagens:

TRÂNSITO LEGAL: Prefeito e secretário entregam premiação ao vencedor do Concurso do Mascote do Trânsito

O autor do desenho vencedor, o aluno Cristiano Nascimento Oliveira, do 8º Ano B, do Centro Municipal de Ensino Dom Bosco, e a professora Gislaine Fortunato, orientadora do estudante, ganharam como prêmio um notebook cada, medalhas da Ordem do Brasão e certificados. Também foram agraciados com medalhas e certificados os outros nove finalistas do Concurso.

Saiba mais >>