O planejamento marca a intencionalidade do processo educativo que traduz-se no traçar, programar e documentar o trabalho do professor, considerando a criança na centralidade da proposta pedagógica, visando seu desenvolvimento afetivo, social, psicomotor e cognitivo. O ato de planejar pressupõe o olhar atento à realidade e a escuta sensível para pensar e direcionar a prática educativa.
Nessa perspectiva ao acolher e valorizar a escuta interpretando a mensagem em todos os sentidos, o professor estará garantindo os Direitos de Aprendizagem estabelecidos pela BNCC (2017), reafirmados pelo Documento de Referência Curricular para Mato Grosso da Educação Infantil onde:
Estes direitos devem ser assegurados no planejamento e possibilitam ao professor criar condições para que a criança formule perguntas, pense sobre as situações cotidianas e o mundo ao seu redor, bem como desenvolva estratégias de observação, levantamento de hipóteses e narrativas. O professor precisa sempre tê-los em mente para garantir que as experiências propostas venham a contemplá-los, pois são fundamentais no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. (BRASIL, 2017, p. 20)
É preciso conhecer as particularidades e especificidades de cada criança acolhendo suas necessidades, desejos, suas manifestações, suas histórias de vida, a realidade do contexto em que estão imersas, respeitando suas diferenças na promoção de aprendizagens significativas que favoreçam o coletivo infantil.
Ao planejar, o professor deve enriquecer suas práticas de significado, possibilitando trocas de experiências, interações e brincadeiras em diversos momentos do cotidiano da criança, ampliando o repertório de ações com situações significativas enriquecidas de afetividade (SEMEC, 2012).
Articulada ao planejamento, a avaliação é um dos componentes do processo educativo que se constitui em um importante instrumento de análise do trabalho pedagógico. A prática educativa se torna significativa quando é marcada pela intencionalidade e orientada por estratégias que garantam a continuidade dos processos de ensinar e aprender. Tem a importante função de diagnosticar e apontar rumos para a prática docente, pois configura-se em um importante instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica e elemento norteador na busca de melhores caminhos para o desenvolvimento potencial das crianças.
Nesse processo, faz-se necessário a escuta sensível e o olhar acolhedor do professor para que as observações permitam ampliar os subsídios para a sistematização dos registros e/ou documentação pedagógica. Sendo assim, a avaliação na Educação Infantil deve estar alinhada ao planejamento, necessitando ser uma prática multidimensional e os professores devem perceber que o ato de avaliar envolve aspectos importantes, dentre eles, é válido destacar que saber valorizar a criança e compreendê-la como sujeito histórico cultural em percurso formativo, é essencial (DRC, 2019).
Visando propiciar reflexões acerca da importância do assunto elucidado, a Equipe de Coordenação Pedagógica da Educação Infantil da SEMEC, constituída pelas professoras Katia Maria K. Beck, Eliane Feronato e Edna Belmiro de Paula, promoverá formação em ambiente virtual, destinada aos professores do Sistema Público Municipal de Ensino de Tangará da Serra. Dessarte, no dia 1º de Junho, terça-feira às 19h, acontecerá a transmissão do 6º Diálogo Formativo abordando a temática “A Escuta da Infância – Planejamento, Avaliação e a Escrita de Parecer Descritivo”, ministrado pela Profa. Regina Shudo.
A palestrante Regina Shudo é Pedagoga e Especialista em Educação Infantil. Atuando há 35 anos na área educacional, possui uma vasta experiência profissional: foi professora, coordenadora e diretora em diversas instituições de ensino. Atuou com a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior. Atualmente dedica-se a contribuir com a formação de professores, ministrando cursos, oficinas e palestras por todo o país. Em parceria com outras instituições, Regina tem compartilhado com muitos municípios a sua experiência na área da Educação Infantil. Como autora, desenvolveu uma coleção de livros didáticos para crianças da Educação Infantil, livros de Alfabetização e Literatura Infantil.
Segue abaixo o link do Canal da Secretaria Municipal de Educação para acompanhar as transmissões dos eventos:
Link do YouTube: https://youtu.be/kBpi8tlF5TM
Conforme já destacado nas matérias anteriores, os encontros de formação continuarão posteriormente nos Centros Municipais de Ensino, como proposta de construção reflexiva pelos educadores acerca dos assuntos abordados.