Vídeo de divulgação/chamada para participação no evento formativo online.
Gravação da transmissão do evento formativo online.
A brincadeira é a linguagem natural das crianças, são elas que enriquecem as vivências e experiências do universo infantil, pois é assim que se apropriam de sua imagem, espaço e meio sociocultural, interagindo consigo e com o seu meio.
Através do brincar e a partir do sentimento que aflora em cada brincadeira, a criança faz a leitura do mundo e aprende a lidar com ele, recria, repensa, imita, desenvolvendo, além de aspectos físicos e motores, aspectos cognitivos, valores sociais e morais, tornando-se cooperativa, sociável e capaz de escolher seu papel na sociedade.
A Base Nacional Comum Curricular (2017) propõe as interações e as brincadeiras como eixos estruturantes das práticas pedagógicas, deixando claro que a hora de aprender pode ser a mesma hora de brincar, onde o lúdico é visto como uma característica da fase infantil do ser humano, portanto, uma linguagem própria da infância que respeita todas as particularidades da criança, inclusive a sua forma de brincar. Nesse contexto, o professor se torna um mediador entre a criança e os objetos de conhecimento, proporcionando situações e espaços desafiadores que favoreçam a exploração e o desenvolvimento de suas capacidades. Na educação Infantil, o professor tem a função maior de garantir um ambiente saudável, prazeroso, rico em experiências sociais e educativas.
Porém, o cenário atual nos colocou numa nova realidade e impôs novas reflexões sobre como conciliar as brincadeiras e aprendizagens no espaço domiciliar, num universo complexo onde os pais precisam trabalhar e não possuem conhecimentos pedagógicos específicos. Buscar reflexões sobre quais propostas encaminhar e como facilitar o desenvolvimento das mesmas com os familiares das crianças, de forma online tem sido experiências desafiadoras.
Visando propiciar reflexões acerca da importância do assunto elucidado, a Equipe de Coordenação Pedagógica da Educação Infantil da SEMEC, constituída pelas professoras Eliane Feronato e Katia Maria K. Beck, promoverá formação em ambiente virtual, destinada aos professores do Sistema Público Municipal de Ensino de Tangará da Serra. Dessarte, no dia 29 de Junho, terça-feira às 19h, acontecerá a transmissão do 7º Diálogo Formativo abordando a temática “O brincar e suas possibilidades para o desenvolvimento potencial da criança”, ministrado pela Profa. Regina Shudo.
A palestrante Regina Shudo é Pedagoga e Especialista em Educação Infantil. Atuando há 35 anos na área educacional, possui uma vasta experiência profissional: foi professora, coordenadora e diretora em diversas instituições de ensino. Atuou na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior. Atualmente dedica-se a contribuir com a formação de professores, ministrando cursos, oficinas e palestras por todo o país. Em parceria com outras instituições, Regina tem compartilhado com muitos municípios a sua experiência na área da Educação Infantil. Como autora, desenvolveu uma coleção de livros didáticos para crianças da Educação Infantil, livros de Alfabetização e Literatura Infantil.
Segue abaixo o link do Canal da Secretaria Municipal de Educação para acompanhar as transmissões dos eventos:
Link do YouTube: https://youtu.be/1TVpPnjTSEI
Conforme já destacado nas matérias anteriores, os encontros de formação continuarão posteriormente nos Centros Municipais de Ensino, como proposta de construção reflexiva pelos educadores acerca dos assuntos abordados.