A leitura é um hábito presente na vivência humana, sendo uma prática intrínseca à comunicação, à transmissão de saberes, informações e conhecimentos. Ao longo da história, através da escrita, diversos dados são registrados na forma de caracteres agrupados em uma sintaxe, e por meio da leitura e interpretação desses símbolos obtemos as informações, agregando conhecimentos diversos ao nosso repertório intelectivo, desenvolvendo nossa capacidade de raciocínio, ampliando nossa compreensão de mundo, etc. Destarte, através da leitura, temos acesso a um universo gigantesco de sabedoria e conhecimento. Diversas são as contribuições das práticas de leitura no nosso dia-dia-dia. No entanto, mais do que “ler por ler”, sem nenhuma pretensão, é preciso “ler para conhecer”.
O grau de importância da leitura na vivência humana é incomensurável, pois o ato de ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação, exercita a memória, contribui com o crescimento do vocabulário e a melhora na escrita, além de inúmeros outros benefícios. Conquanto, segundo Solé (p.19, 1998), “a aprendizagem da leitura e de estratégias adequadas para compreender os textos requer uma intervenção explicitamente dirigida a essa aquisição”. Essa intervenção não deve ser engendrada apenas com educadores, mas por todos os profissionais que interagem direta ou indiretamente com os educandos, assim como os Técnicos Administrativos Educacionais e os Técnicos em Multimeios Didáticos, que também atuam nos espaços escolares.
Pensando em refletir acerca do papel dos Técnicos Administrativos Educacionais no ambiente escolar, a Coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Prof. Franciele Giraldi dos Santos e a Coordenadora da Formação Continuada Prof. Adílcima Scardini de Moraes, da SEMEC, promoveram com estes profissionais o 1º Encontro de Capacitação com o tema “Orientações e Diálogos sobre Vivências Literárias”, que ocorreu no dia 23 de junho de 2021, às 7:30h, no CMEE Prof. Isoldi Storck.
Segundo a Coordenadora Franciele, o objetivo centra-se em apresentar diversas possibilidades para estimular a leitura nos Centro Municipais de Ensino, respeitando as especificidades de cada unidade escolar, além de promover projetos dentre outras práticas interativas e dinâmicas, dialogando como o Técnico Administrativo Educacional pode incentivar a leitura no seu ambiente de trabalho. Ressaltou, ainda, que após a realização desse 1° Encontro de Capacitação, que foi voltado para as práticas que estimulam a leitura, será realizado um segundo encontro para dialogar acerca do papel do Técnico em Multimeios Didáticos.
REFERÊNCIAS:
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução de: SCHILLING, Claudia. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.