A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NAS ATIVIDADES REMOTAS
A infância constitui-se como a primeira etapa do desenvolvimento humano. Nessa fase, as estruturas cognitivas e a personalidade estão sendo formadas, inicia-se a construção do repertório de aprendizagens, a partir de processos internos instigados pelas experiências que a criança vivencia através de seus sentidos físicos, por percepção e interação, e em contato com o ambiente, com os diversos meios, seja familiar, escolar e/ou comunitário. Nesse contexto, elucidamos o propósito da Educação Infantil, com o intuito de promover o desenvolvimento dos indivíduos dessa fase através da ludicidade e afetividade, por meio de métodos pedagógicos e dinâmicos.
O aprendizado e desenvolvimento da autonomia das crianças decorre não apenas do envolvimento no âmbito escolar, mas também do incentivo que ela recebe a partir de seus familiares, no convívio cotidiano. Nesse ensejo, foi proposta a realização de uma atividade remota pelos alunos, a fim de trabalhar conteúdos como noções de numerais, quantidades e medidas, envolvendo a participação da família no preparo de uma receita alimentar juntamente com a criança, deixando-a ajudar e manipular os ingredientes.
Como resultado, nota-se a alegria no semblante das crianças no preparo da receita, ao observarem a transformação dos alimentos, um aprendizado que decorreu de forma prazerosa e significativa, e que decerto ficará marcado em suas memórias.