Descoberta de talentos em plena pandemia

Desde meados do ano anterior vivenciamos um momento atípico, jamais imaginado, decorrente em todo o globo terrestre. Diversas atividades humanas foram paralisadas, outras, readequadas diante da nova realidade, e ainda estamos tentando aprender a lidar com todas as dificuldades suscitantes da pandemia, consequência da alta transmissividade viral da Covid-19, que têm causado dor, angústia, tristeza, sofrimento, perdas, danos físicos e psicopatológicos, etc.

Contudo, mesmo diante de todo esse cenário caótico, é possível haver esperança, inclusive no contexto educacional, nas atividades didático-pedagógicas encaminhadas às famílias, por exemplo. De forma sublime, talentos podem ser descobertos, como os alunos Samuel dos Anjos Nunes e Arthur Fabiano Silva, ambos do Pré II – D, turma regida pelas professoras Graciela Aparecida Dal Sotto e Edna Prina Arquaz.

O aluno Samuel, surpreendentemente, postou no grupo de aplicativo de mensagens instantâneas (WhatsApp) da turma um desenho feito de forma espontânea e manual, utilizando pincel e tinta guache, uma obra de arte! Encantada com a pintura, a professora Graciela entrou em contato com seu aluno por videochamada. No diálogo, o aluno se propôs a desenhá-la a partir de outras fotos. Segundo a professora, no decorrer do ano de 2020 quase não houve contato presencial com seu aluno Samuel, devido aos impedimentos do período pandêmico, de isolamento social. Praticamente todas as aulas de Samuel foram online, transmitidas via internet. Mesmo com todas as adversidades, ele conseguiu desenvolver sua capacidade artística através do desenho, recebendo diversos estímulos e orientações da mesma. Seus traços no desenho foram muito significativos. A mãe de Samuel sempre o ajuda, mas a pintura é feita pelo próprio aluno, conforme demonstrado em vídeos enviados pelo aplicativo. O entusiasmo de Samuel é notório, e sua felicidade, contagiante! O aluno sente-se contente ao comentar suas obras nas mensagens encaminhadas.

Outra menção que merece evidência é o aluno Arthur, da mesma turma. Este, por sua vez, desenvolveu habilidades de cultivo de uma horta, demonstradas através das fotografias encaminhadas via aplicativo. Ao ser questionada, a mãe de Arthur afirmou que partiu dele, instintivamente, o interesse pela horta após passeio realizado em um pesqueiro. Destarte, pediu à sua mãe a aquisição das sementes e de outros materiais necessários para o plantio. Prontamente, a mãe providenciou tudo e estimulou a atitude da criança, explicando sobre os cuidados necessários que deveria ter com o cultivo da horta. O resultado foi esplêndido, e o desenvolvimento das capacidades, significativo.

As inteligências humanas são múltiplas, e devem ser instigadas. Todo indivíduo possui virtudes, que devem ser descobertas, aprimoradas e incentivadas pela família, comunidade local, sociedade e sistema de ensino. O ideal humano é que todos tenham a oportunidade de demonstrar e desenvolver suas habilidades, onde as pessoas exerçam efetivamente seus dons em prol de um mundo melhor. É como enuncia a letra daquela música, “depende de nós”! É necessário oportunizar condições! Eis o intuito da educação: promover aprendizagens satisfatórias, estimulando os indivíduos a desenvolverem seus talentos.

Música: Depende de Nós
Fafá de Belém e Silvio Santos
Teleton 1999
CME Dona Mariquinha Tavares
Prof. Graciela Aparecida Dal Sotto
Prof. Edna Prina Arquaz
Turma: Pré II D – Vespertino
Alunos: Samuel dos Anjos Nunes e Arthur Fabiano Silva
 
Envio de pauta: Prof. Graciela Aparecida Dal Sotto

Acompanhe outras postagens:

TRÂNSITO LEGAL: Prefeito e secretário entregam premiação ao vencedor do Concurso do Mascote do Trânsito

O autor do desenho vencedor, o aluno Cristiano Nascimento Oliveira, do 8º Ano B, do Centro Municipal de Ensino Dom Bosco, e a professora Gislaine Fortunato, orientadora do estudante, ganharam como prêmio um notebook cada, medalhas da Ordem do Brasão e certificados. Também foram agraciados com medalhas e certificados os outros nove finalistas do Concurso.

Saiba mais >>