Com a vigência do Decreto Municipal 293/2021, de 30 de junho de 2021, que autoriza o funcionamento das unidades escolares públicas e privadas em modo híbrido (online e presencial) no município de Tangará da Serra, o Programa Saúde na Escola (PSE) também retomará as atividades nos Centros Municipais de Ensino, realizando práticas de educação, promoção da saúde, prevenção de doenças bucais e acompanhamento das condições clínicas dos alunos, respeitando todas as regras e protocolos sanitários e de biossegurança dos profissionais e estudantes. As ações desta fase iniciaram-se nos Centros Municipais de Ensino José Nodari, Ayrton Senna, Jesu Pimenta e Maria Arlene.
A educação em saúde é um processo de humanização e formação de sujeitos, que ocorre ao longo de suas vidas, em locais, modos e estilos diferentes. Tal processo constitui importante contribuição no desenvolvimento do ser humano. A saúde é uma condição determinante para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, ou seja, um fator necessário para uma boa qualidade de vida. Homens e mulheres são os principais agentes nas ações de promoção da própria saúde.
Ao longo dos últimos 09 anos, o município de Tangará da Serra tem apoiado e priorizado iniciativas de ações que visam disseminar a cultura do cuidar da saúde bucal das crianças e jovens. Desenvolvido pela dentista Dra. Cristiane Daleffe e José Paulo de Jesus, o Projeto “Sorriso Nota 1000” foi a primeira iniciativa da Prefeitura Municipal no ano de 2013. Ao longo desse período, foram desenvolvidas inúmeras ações de prevenção, educação em saúde bucal e tratamento curativo no Sistema Municipal de Ensino e Rede Estadual. Neste ano de 2021, a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra renovou o Termo de Adesão ao PSE, pactuando o atendimento para 32 escolas públicas do município.
Créditos: Prof. José Paulo (Responsável pelo PSE na SEMEC)