SEMEC realizou 1º Encontro de Formação Continuada da Educação Especial e Inclusiva

A educação escolar objetiva-se em prover o desenvolvimento de habilidades humanas nos indivíduos, proporcionando-lhes múltiplas aprendizagens, capacitando-os à vivência social e ao exercício da cidadania. Para que tal progresso ocorra, é necessário oportunizar o acesso ao conhecimento através de metodologias didático-pedagógicas compatíveis com o estágio cognitivo, uma vez que cada aluno possui suas especificidades quanto ao nível intelectivo, ou seja, há aqueles assimilam os conteúdos com maior facilidade, outros, possuem dificuldades de compreensão, principalmente na fase da alfabetização. Nesse caso, intervenções são necessárias para garantir o progresso na aquisição de aprendizagens.

Nessa conjuntura, como mecanismo da práxis pedagógica destaca-se o Método Fonovisuoarticulatório, que se utiliza das estratégias fônicas (fonema/som) e visuais (grafema/letra), além das articulatórias (articulema/boquinhas). O desenvolvimento desse dispositivo foi alicerçado na Fonoaudiologia, em parceria com a Pedagogia, que o sustenta, sendo indicado para alfabetizar quaisquer crianças e reabilitar os distúrbios da leitura e escrita.

Assim, buscando propiciar reflexões acerca de práticas pedagógicas mais inovadoras e dinâmicas quanto à alfabetização, foi realizado o 1º Encontro de Formação Continuada da Educação Especial e Inclusiva, a fim de auxiliar os professores na teoria e prática do Método Fonovisuoarticulatório. O referido evento formativo, organizado pela Coordenadora da Educação Especial e Inclusiva Prof. Esp. Márcia Rufino Silva, foi realizado no CMEE Prof. Isoldi Storck no dia 02 de julho de 2021, às 07h, contando com a participação dos professores da Educação Especial do Municipal de Tangará da Serra. O tema em pauta foi “Teoria e Prática do Método Fonovisuoarticulatório”, sendo ministrado pela Fonoaudióloga Roberta Priscila Botini e Professora Esp. Neusa de Oliveira Ranzula.

Outros eventos formativos decorrerão ao transcorrer do ano letivo, visando prover diálogos e discussões acerca dessa e de outras temáticas imprescindíveis ao melhoramento do desempenho escolar.

Acompanhe outras postagens:

TRÂNSITO LEGAL: Prefeito e secretário entregam premiação ao vencedor do Concurso do Mascote do Trânsito

O autor do desenho vencedor, o aluno Cristiano Nascimento Oliveira, do 8º Ano B, do Centro Municipal de Ensino Dom Bosco, e a professora Gislaine Fortunato, orientadora do estudante, ganharam como prêmio um notebook cada, medalhas da Ordem do Brasão e certificados. Também foram agraciados com medalhas e certificados os outros nove finalistas do Concurso.

Saiba mais >>