O termo “educação” conceitua-se pelo processo e/ou conjunto de métodos que visa ao desenvolvimento de habilidades humanas nos aspectos físico, intelectual e moral, a fim de assegurar aos indivíduos a aquisição de conhecimentos, a integração social e a formação da cidadania. É um termo de sentido muito abrangente, pois o multiverso do conhecimento é extensivamente amplo.
Diante da vastidão do conhecimento, no que concerne à educação escolar voltada ao desenvolvimento das capacidades humanas, ao pensar na prática pedagógica, surge a indagação: O que devemos priorizar? A priori, é necessário compreender quem são os alunos, em que nível cognitivo estão, e a realidade em que cada um encontra-se inserido.
Atualmente, vivenciamos um período desafiador em detrimento das intempéries ocasionadas pela pandemia da Covid-19. Nessa circunstância, a realidade já não é a mesma, exigindo-se inúmeras adequações atinentes à execução das atividades humanas. No contexto da educação escolar surgiram novos desafios, além de conceber o nível de aprendizagem dos educandos, torna-se impreterível diagnosticar as dificuldades para buscar a melhor maneira de intervir.
Nesse ensejo, a fim de prover diálogos e construções acerca dos novos caminhos e métodos da práxis pedagógica engendrada nos espaços escolares, a equipe de Coordenação Pedagógica dos Anos Iniciais da SEMEC (Secretaria Municipal de Educação, formada pelas professoras Franciele Giraldi dos Santos, Sulineidy de Oliveira Santos Dallabona e Waleska Úngaro Duarte Matos, juntamente com a Coordenadora da Formação Continuada, prof. Adílcima Scardini de Morais, realizaram dois encontros formativos com a temática “Currículo e Ensino: Caminhos e Possibilidades das Práticas Pedagógicas”. Os referidos atos formativos decorreram de forma online através da plataforma Google Meet, nos dias 06 e 30 de junho de 2021, às 19hs, contando com a participação virtual de professores dos Anos Iniciais, Coordenadores e Gestores.
Segundo a prof. Franciele, Coordenadora dos Anos Iniciais, é preciso dialogar sobre os diversos instrumentos de coleta de informações, dando voz aos alunos, identificando quais são suas necessidades, o que é essencial ser desenvolvido e estimulado nesse momento, além de identificar e localizar as reais necessidades dos alunos nesse momento, repensando estratégias e metodologias possíveis para sanar as dificuldades existentes.
O próximo encontro de Formação Continuada já está encaminhado. A Equipe Pedagógica dos Anos Iniciais da SEMEC coloca-se à disposição para auxiliar no que for necessário em termos de materiais necessários e também no processo de ensino, diagnóstico e avaliação.