SEMEC promoveu 1ª Roda de Conversa da Formação Continuada aos Coordenadores da Educação Infantil

“A escuta sensível e o olhar acolhedor entre os desafios e fazeres do Coordenador Pedagógico da Educação Infantil” foi o tema da roda de conversa com os Coordenadores Pedagógicos dos Centros Municipais de Ensino, que ocorreu no dia 08 de julho de 2021, na Biblioteca Municipal. Momento de reflexão e de troca de ideias e experiências que enriquecem o fazer do coordenador, como mediador num espaço coletivo de aprendizagem.

Considerando a construção histórica da escola, tanto no aspecto político, social e econômico quanto em relação ao aspecto cultural, é que acredita-se na função social da escola como espaço privilegiado de educação para o exercício da cidadania, oportunizando às crianças um espaço para pensar, refletir, debater, discutir, planejar, avaliar coletivamente e ressignificar conceitos e concepções. Portanto, os estudos fundamentam-se nas discussões sobre a concepção de criança, de infâncias, de Educação Infantil sobre o papel do Coordenador Pedagógico e sua importância no fazer pedagógico e na consolidação da escola enquanto espaço democrático de qualidade para a criança.

Através da gestão participativa, o Coordenador Pedagógico dá significado efetivo a sua função, através da constatação da realidade, da elaboração de um plano de ação com vistas à superação dos desafios e da avaliação contínua de todo o processo. Nesse sentido, necessita inspirar a equipe, possibilitar que novas ideias ou concepções se apresentem, despertar o interesse para a ação e criar vínculos de confiança, promovendo, assim, um espaço de desenvolvimento de pessoas. O seu papel será sempre o de articulador e mediador do processo, ou seja, à Coordenação Pedagógica cabe sempre dividir responsabilidade, delegar competências, monitorar processos e resultados, estimular a permanente atualização da equipe e valorizar as pessoas.

Acredita-se na educação como um processo contínuo de construção e transformação do ser humano, através da promoção de ações que envolvam toda a comunidade escolar (pais e/ou responsáveis, crianças, equipe pedagógica e funcionários), propiciando um ambiente que gere ação coletiva através da gestão participativa, a fim de potencializar o crescimento de todos.

Imagens: Remilson Santos
Créditos: Equipe de Coordenação Pedagógica da Educação Infantil – SEMEC

Acompanhe outras postagens:

TRÂNSITO LEGAL: Prefeito e secretário entregam premiação ao vencedor do Concurso do Mascote do Trânsito

O autor do desenho vencedor, o aluno Cristiano Nascimento Oliveira, do 8º Ano B, do Centro Municipal de Ensino Dom Bosco, e a professora Gislaine Fortunato, orientadora do estudante, ganharam como prêmio um notebook cada, medalhas da Ordem do Brasão e certificados. Também foram agraciados com medalhas e certificados os outros nove finalistas do Concurso.

Saiba mais >>