SEMEC realizou 2º Encontro de Formação Continuada da Educação Especial e Inclusiva

A Educação Inclusiva pode ser entendida como uma concepção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. Ela pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos. Implica a transformação da cultura, das práticas e das políticas vigentes na escola e nos sistemas de ensino, de modo a garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos, sem exceção.

A avaliação psicopedagógica envolve a identificação dos principais fatores responsáveis pelas dificuldades da criança. É preciso determinar se trata-se de um distúrbio de aprendizagem ou de uma dificuldade provocada por outros fatores (emocionais, cognitivos, sociais, etc.). Isto requer que sejam coletados dados referentes à natureza dessa dificuldade, através da análise de pré-requisitos e/ou condições que facilitem a aprendizagem dos conteúdos, da identificação de padrões de raciocínio utilizados pela criança ao abordar situações e atividades escolares, dentre outros fatores.

Buscando propiciar reflexões acerca de práticas psicopedagógicas, foi realizado o 2º Encontro de Formação Continuada da Educação Especial e Inclusiva, a fim de auxiliar os professores dos atendimentos educacionais especializados na sua prática de avaliação. O referido evento formativo, organizado pela Coordenadora da Educação Especial e Inclusiva Prof. Esp. Márcia Rufino Silva, foi realizado no CMEE Prof. Isoldi Storck, no dia 09 de julho de 2021, às 08h, contando com a participação dos professores da Educação Especial do Sistema Municipal de Ensino de Tangará da Serra. O tema em pauta foi “Avaliação – Vivências da Neuropsicopedagogia”, sendo ministrado pela Neuropsicopedagoga Fabielle Vettore, pós-graduada em Análise do Comportamento Autismo.

Outros eventos formativos decorrerão ao transcorrer do ano letivo, visando prover diálogos e discussões acerca dessa e de outras temáticas imprescindíveis ao melhoramento do desempenho escolar.

2022-03-09_16-02-17_001.jpeg

Créditos: Prof. Esp. Márcia Rufino Silva

Acompanhe outras postagens:

TRÂNSITO LEGAL: Prefeito e secretário entregam premiação ao vencedor do Concurso do Mascote do Trânsito

O autor do desenho vencedor, o aluno Cristiano Nascimento Oliveira, do 8º Ano B, do Centro Municipal de Ensino Dom Bosco, e a professora Gislaine Fortunato, orientadora do estudante, ganharam como prêmio um notebook cada, medalhas da Ordem do Brasão e certificados. Também foram agraciados com medalhas e certificados os outros nove finalistas do Concurso.

Saiba mais >>