CME Antenor Soares realizará Projeto Piloto de “Robótica Educacional”

Ao longo da história, inúmeras transformações decorreram em âmbitos diversos, aprimorando a vivência humana no mundo, principalmente nos âmbitos científico e de comunicação através dos avanços tecnológicos e seus aprimoramentos. A existência e o progresso da tecnologia, principalmente a computacional, firmam-se na possibilidade de aprimorar as atividades humanas cotidianas, ou seja, o maior objetivo da ciência e da tecnologia centra-se em ajudar o ser humano a desempenhar suas tarefas e a viver melhor.

Ante a tais avanços, a aplicabilidade da tecnologia é proficiente e multidisciplinar, sendo utilizada nas mais diversas áreas: medicina; atividades rurais, industriais e comerciais; mecânica; construção civil; dentre tantas outras possíveis. O emprego da robótica, por exemplo, que faz uso das máquinas conjugando a mecânica e os recursos computacionais através da programação de algoritmos, está se tornando cada vez mais habitual e presente em todos os meios, visto que o processo de mecanização física e lógica possibilita agilidade e eficiência quanto à execução das ações humanas.

No âmbito educacional não poderia ser diferente, os recursos tecnológicos constituem-se como excelentes instrumentos para a construção de novos conhecimentos, à aquisição de aprendizagens e ao desenvolvimento das habilidades cognitivas humanas. Em se tratando da robótica, tais conhecimentos futurista podem aliar-se às novas metodologias de ensino, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas aos educandos, contribuindo eficazmente ao sucesso no progresso estudantil, uma vez que auxilia no desenvolvimento das capacidades intelectivas no que tange ao raciocínio lógico matemático, no estímulo à inventividade e criatividade.

Buscando novas formas de dinamizar o processo de ensino e aprendizagem, o CME Antenor Soares readequou o seu espaço físico para desenvolvimento das atividades que contemplam as práticas da área de Robótica Educacional no contraturno, incentivando o aluno a aprender tecnologia com base nos três pilares da robótica: mecânica, elétrica e programação de algoritmos. Através desse projeto, o aluno poderá usar conhecimentos adquiridos da robótica em outras disciplinas, sentindo-se motivado a empenhar-se mais nos estudos, aumentando a fixação dos conceitos aprendidos em sala de aula de forma divertida e descontraída.

Além de favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico e a criatividade dos alunos, o referido projeto visa estimular a aprendizagem por meio da resolução de problemas baseados em situações do cotidiano, despertando o interesse por meio de uma solução de ensino abrangente e inspirador, além de mostrar como a tecnologia funciona nas aplicações da vida real.

O projeto piloto contemplará as turmas dos 7ºs e 8ºs, totalizando a participação de 160 alunos durante o ano letivo de 2021. A Diretora Vania de A. Barbosa contará com o apoio do professor Bráulio Vita Zansavio, responsável pela realização do projeto, dos Coordenadores Pedagógicos Claudenice Rodrigues, João C. Filho e Renata Rebeca, e do técnico responsável pelo Laboratório de Informática e pela Biblioteca, Elton Assunção.

O evento de apresentação e lançamento do projeto foi realizado no dia 21 de julho de 2021, às 18h, nas dependências do CME Antenor Soares. Além do corpo docente e administrativo do Centro de Ensino (Diretora, Coordenadores, Professores e Técnico Administrativo), estiveram presentes os alunos participantes com seus respectivos pais, além da Chefe do Departamento de Gestão Pedagógica e Políticas Públicas Educacionais da SEMEC, Prof. Eliane Santiago de Lima.

As aulas do projeto piloto de Robótica Educacional terão início na próxima terça-feira, dia 27 de julho de 2021.

Acompanhe outras postagens:

TRÂNSITO LEGAL: Prefeito e secretário entregam premiação ao vencedor do Concurso do Mascote do Trânsito

O autor do desenho vencedor, o aluno Cristiano Nascimento Oliveira, do 8º Ano B, do Centro Municipal de Ensino Dom Bosco, e a professora Gislaine Fortunato, orientadora do estudante, ganharam como prêmio um notebook cada, medalhas da Ordem do Brasão e certificados. Também foram agraciados com medalhas e certificados os outros nove finalistas do Concurso.

Saiba mais >>