SEMEC promoveu encontro com profissionais da Educação Infantil Indígena acerca da BNCC

No dia 23 de julho de 2021, as Coordenadoras Pedagógicas da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, composta pelas professoras Kátia M. Beck e Eliane Feronato, juntamente com a Coordenação da Educação Indígena (SEMEC), formada pelos professores Nilce Zonizokemairo e Claudemiro Zanoizokaise, estiveram reunidos na Escola Municipal Indígena Zozoiterô com os demais coordenadores e professores dessa etapa do ensino, a fim de estimular reflexões sobre a Educação Infantil e conhecer sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em relação a concepção de criança e de infância indígena. Houve momentos de estudos, diálogos, discussões, troca de experiências e de brincadeiras culturais.

Diversas questões relevantes foram constatadas, tais como: valorização da língua materna, ensino bilíngue, formação de professores, respeito aos costumes e crenças, acesso aos conhecimentos, etc. Tudo isso demonstra que mesmo em meio a tantos percalços registrados em nossa história, um novo olhar dialético vem sendo construído.

Realmente, é fato crucial a identidade das escolas indígenas, considerando os seus valores, práticas e conhecimentos tradicionais, assim como, a busca de novos saberes para traçar o futuro deste povo diante da atual conjuntura.

Créditos: Coordenação Pedagógica da Educação Infantil (SEMEC)

Acompanhe outras postagens:

TRÂNSITO LEGAL: Prefeito e secretário entregam premiação ao vencedor do Concurso do Mascote do Trânsito

O autor do desenho vencedor, o aluno Cristiano Nascimento Oliveira, do 8º Ano B, do Centro Municipal de Ensino Dom Bosco, e a professora Gislaine Fortunato, orientadora do estudante, ganharam como prêmio um notebook cada, medalhas da Ordem do Brasão e certificados. Também foram agraciados com medalhas e certificados os outros nove finalistas do Concurso.

Saiba mais >>