Acolhimento “Cantinho da Cozinha”

“A importância de uma coisa não se mede com fita métrica, nem com balança, nem com barômetro etc. A importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós.” Manoel de Barros

O intento da educação, de forma geral, centra-se em prover o íntegro desenvolvimento dos indivíduos inseridos nesse processo, através de metodologias didático-pedagógicas que sejam dinâmicas, inovadoras e atrativas em sua execução. Nesse contexto, destacam-se as atividades lúdicas, como o brincar, o “faz-de-conta”, os jogos, principalmente no âmbito da Educação Infantil, pois tais atividades permitem aos educandos a internalização de aprendizagens mais significativas através de vivências afetivas, prestigiosas e aprazíveis, tornando mais fácil e dinâmico o processo de ensino e aprendizagem.

Aliando-se às intencionalidades educativas, a aplicabilidade do lúdico pode ser explorada em diferentes e incontáveis formatos, constituindo-se como excelente estratégia na práxis pedagógica, indispensável à infância, que propicia inúmeras contribuições. Ao vivenciar situações onde seu imaginário pode ser instigado, a criança exercita suas potencialidades e apropria-se de novos conhecimentos, desenvolvendo sua personalidade em âmbitos diversos, como: físico, social, cultural, afetivo, psicológico, emocional, cognitivo, etc. A interação proporcionada pelo ato de brincar, seja através dos jogos e/ou brincadeiras, estimula o aprimoramento de variadas capacidades dos educandos, indispensáveis à sua futura atuação profissional e social, tais como: atenção, concentração, memória, raciocínio, criatividade, dentre outras. Ao brincar, as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam, sentem, reinventam e se movimentam. Assim sendo, ludicidade é algo que necessita ser vivenciada na infância não apenas como entretenimento, mas como indispensável ferramenta para auxiliar no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças.

O ambiente é outro fator fundamental ao desenvolvimento dos educandos. Recebê-los em um ambiente afável e acolhedor contribui eficazmente para seu sucesso. Dessa forma, torna-se a acolhida um momento indispensável na prática pedagógica, principalmente no âmbito da Educação Infantil, pois faz com que a criança sinta-se bem, amada e segura nos espaços educativos, facilitando a interação social e a aprendizagem.

Turma: Maternal 3A – Integral
Professora: Gislaine
TAI: Vilma

Acompanhe outras postagens:

Prefeitura adquire mais de 14 mil livros literários para a Rede Municipal de Ensino; entrega ocorreu nesta sexta

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação (Semec), adquiriu com recursos próprios mais de 14 mil livros literários para os Centros Municipais de Ensino (CME’s). A entrega aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 27, na quadra poliesportiva do CME Sílvio Paternez, com a presença dos gestores de todas as unidades de ensino do Município.

Saiba mais >>