SEMEC promoveu Formação Continuada da Educação Infantil “8º Diálogo Formativo: Desafios e Aprendizagens” com Dr. Paulo Fochi

Na noite do dia 09 de agosto de 2021, foi realizado o “8º Encontro Diálogos Formativos”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Tangará da Serra, organizado pelas Coordenadoras Pedagógicas da Educação Infantil prof. Eliane Feronato e prof. Kátia Maria K. Beck, com o tema “A Criança, as Infâncias e o Currículo na/da Educação Infantil”. O convidado para falar sobre o tema foi o Prof. Dr. Paulo Sergio Fochi, um dos consultores da Base Nacional Comum Curricular.

O debate sobre o currículo e a organização curricular na Educação Infantil costuma ser polarizado entre duas perspectivas: de um lado, aqueles que pressupõem que a discussão curricular para essa etapa da Educação Básica não é importante, e que as crianças aprendem tudo aquilo de que precisam para esse momento da vida na livre exploração; de outro, aqueles que defendem uma visão de instrução na Educação Infantil e a antecipação dos conteúdos do Ensino Fundamental.

A criança é definida nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil como um “[…] sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura” (BRASIL, 2009).

A ideia de Currículo de acordo com as DCNEI (2009) pode ser definida como um conjunto de práticas que articula os saberes e as experiências das crianças como patrimônio artístico, cultural, científico, ambiental e histórico de modo a desenvolver a criança integralmente. O Currículo tem a ver com a vida cotidiana e não com uma sistematização de conteúdos. A criança neste contexto é respeitada na sua inteireza, como protagonista do seu aprendizado, através das suas relações com o mundo e com as pessoas à sua volta. Este trabalho é embasado e estruturado pela Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017). São as crianças que precisam imergir das situações, perguntar e responder, é um processo ligado às possibilidades geradas pelas interações infantis ao invés de um roteiro de ensino preparado apenas pelo/a professor/a. “A Educação Infantil é uma etapa de educação e não de ensino” (Fochi).

O palestrante Paulo Fochi é Doutor em Educação na linha de Didática e Formação de Professores (USP) com estágio doutoral na Universidade de Barcelona (Espanha), Mestre em Educação na linha Estudos sobre Infância (UFRGS) com estágio no exterior na Universidade Pública de Navarra (Espanha), Especialista em Educação Infantil (Unisinos), Especialista em Gestão e Organização de Escola (Unopar) e Pedagogo (Unopar). Professor do curso de Pedagogia (Unisinos) e Coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil (Unisinos). Coordenador do Observatório da Cultura Infantil – OBECI. Pesquisador colaborador do Contextos Integrados em Educação Infantil (USP/ CNPq). Membro da Associação Criança (Braga, Portugal). Membro dos Grupos de Trabalho sobre Educação de 0-3 anos e Pedagogias Participativas e Investigação Praxiológica da Associação Europeia de Pesquisa em Educação Infantil (Europen Early Childhood Education Research Association – EECERA). Já atuou em diversos trabalhos junto ao Ministério da Educação, dentre esses, como um dos quatro consultores para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Atua no assessoramento de escolas privadas além de Redes Municipais de Ensino e produções culturais e artísticas para crianças. É colunista do Portal Lunetas e tem publicado especificamente no campo da Pedagogia da Infância, Educação Infantil, Bebês, Documentação Pedagógica e Formação de Professores.

Segue abaixo o link do Canal da Secretaria Municipal de Educação para acompanhar as transmissões dos eventos:

Link do YouTube: https://youtu.be/-M_BYlSyAt0

Conforme já destacado nas matérias anteriores, os encontros de formação continuarão posteriormente nos Centros Municipais de Ensino, como proposta de construção reflexiva pelos educadores acerca dos assuntos abordados.

Créditos: Equipe de Coordenação Pedagógica da Educação Infantil

Acompanhe outras postagens:

TRÂNSITO LEGAL: Prefeito e secretário entregam premiação ao vencedor do Concurso do Mascote do Trânsito

O autor do desenho vencedor, o aluno Cristiano Nascimento Oliveira, do 8º Ano B, do Centro Municipal de Ensino Dom Bosco, e a professora Gislaine Fortunato, orientadora do estudante, ganharam como prêmio um notebook cada, medalhas da Ordem do Brasão e certificados. Também foram agraciados com medalhas e certificados os outros nove finalistas do Concurso.

Saiba mais >>