SEMEC realizou evento para tratar sobre Plano de Intervenção no Ensino Fundamental

O maior propósito da Educação é prover o íntegro desenvolvimento de todos os indivíduos em âmbitos diversos (cognitivo, intelectual, social, cultural, afetivo, psicológico, emocional, etc.), preparando-os para o futuro, de modo que exerçam suas funções sociais em prol de uma sociedade mais humana e proativa. No entanto, inúmeros desafios permeiam o processo de ensino e aprendizagem. Mesmo estando em uma mesma etapa de ensino, cada sujeito inserido nesse processo encontra-se em um estágio cognitivo e seu desempenho pode variar conforme o nível de suas habilidades de raciocínio e abstração, apresentando maior facilidade ou dificuldade quanto à aquisição de novos conhecimentos. Ou seja, nem todos os alunos conseguem acompanhar o ritmo geral de aprendizagem da turma e/ou etapa de ensino. Nesses casos, torna-se necessária a aplicação de metodologias didático-pedagógicas mais condizentes com suas especificidades intelectivas, de forma que seja estimulada a internalização dos conteúdos curriculares trabalhados.

Assim sendo, a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) está implementando o Apoio Complementar Educacional (ACE), que constitui-se como Plano de Intervenção objetivado em organizar ações pedagógicas voltadas para o atendimento dos alunos com defasagem de aprendizagem, intervindo individual e coletivamente com práticas dinâmicas e interativas, buscando uma metodologia que possa garantir a todos o direito de aprender, trabalhando de maneira interdisciplinar os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, priorizando práticas que estimulem a leitura, a escrita, a oralidade, a produção textual, a interpretação de texto, pensamento matemático, cálculo e o raciocínio lógico.

Organizado pela equipe de Coordenação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (professoras Franciele Giraldi dos Santos, Sulineidy de Oliveira Santos Dallabona e Waleska Ungaro Duarte) e pelo professor Matias da Silva Felix, a SEMEC realizou um evento com professores da zona urbana e zona rural que irão atuar no Plano de Intervenção (ACE), que aconteceu nos dias 04 e 05 de Agosto, durante o dia todo, no CME Fábio Diniz Junqueira. Um dos temas abordados foi a construção e a aplicação de jogos pedagógicos, voltados especificamente para a alfabetização e para a matemática, o trabalho com materiais concretos, tanto de maneira individualizada quanto coletiva, vai permitir que os alunos sejam percebidos em suas necessidades pedagógicas, respeitando suas individualidades.

Durante os dois dias de evento, diversos assuntos e temas foram abordados, sempre buscando a participação dos professores. Dentre os assuntos e temas destacaram-se: relacionamento interpessoal (relação professor x aluno); avaliações diagnósticas para a intervenção; depoimentos de práticas pedagógicas de sucesso; como trabalhar com jogos na intervenção. As atividades do evento foram realizadas de maneira lúdica e dinâmica, para estimular a ludicidade em sala também. Como slogan, foi utilizado o seguinte provérbio chinês: “Se escuto, esqueço; se vejo, lembro; mas se faço, aprendo”.

A Chefe de Departamento de Gestão Pedagógica e Políticas Educacionais Prof. Eliane Santiago de Lima esteve presente no início do evento, para dar as boas-vindas aos professores, e na finalização, para as considerações finais. O Secretário Municipal de Educação Prof. Vagner Constantino Guimarães também esteve presente no encerramento do evento.

O intuito dessas discussões centra-se em propor estratégias para trabalhar com os alunos atendidos no ACE, intervindo nas dificuldades de aprendizagem diagnosticadas nas avaliações diagnósticas, oferecendo condições para sanar essas dificuldades. Após a realização do referido evento, será realizado o acompanhamento contínuo dos professores que atuarão no plano de intervenção. Encontros posteriores acontecerão até o final do ano letivo.

Acompanhe outras postagens:

TRÂNSITO LEGAL: Prefeito e secretário entregam premiação ao vencedor do Concurso do Mascote do Trânsito

O autor do desenho vencedor, o aluno Cristiano Nascimento Oliveira, do 8º Ano B, do Centro Municipal de Ensino Dom Bosco, e a professora Gislaine Fortunato, orientadora do estudante, ganharam como prêmio um notebook cada, medalhas da Ordem do Brasão e certificados. Também foram agraciados com medalhas e certificados os outros nove finalistas do Concurso.

Saiba mais >>