SEMEC realizou obras no CME Prof. Sebastião Rodrigues com implantação de sistemas de proteção contra incêndio e descargas atmosféricas

Em seu âmago, o significado de “escola” constitui-se por um conjunto de espaços de inclusão, caracterizados pela experimentação de múltiplas vivências sociais e humanas, onde o desenvolvimento das capacidades de cada ser é propiciado, por intermédio das práticas pedagógicas engendradas, com a finalidade centrada no íntegro desenvolvimento dos indivíduos, para que exerçam sua cidadania e papéis sociais com autonomia.

A escola é um espaço rico de possibilidades de aprendizagem, onde os alunos adquirem novos conhecimentos, superando suas dificuldades, aprimorando suas habilidades. Para que tal desenvolvimento aconteça, além de práticas pedagógicas dinâmicas e inovadoras, necessita-se indispensavelmente prover investimentos em infraestrutura, equipamentos, materiais didáticos e pedagógicos. A aprendizagem é resultado da interação entre os sujeitos e o meio na qual estão inseridos. Para tal, o espaço físico deve ser adequado ao exercício das práticas pedagógicas, sendo um lugar seguro e acolhedor, que atenda às especificidades de proteção, garantindo confiabilidade no acesso e permanência daqueles que utilizam tais espaços.

Visando melhorias gerais na infraestrutura quanto à segurança e bem-estar da comunidade atendida, a Secretaria Municipal de Educação de Tangará da Serra realizou investimentos de adequação do patrimônio público do Centro Municipal de Ensino Prof. Sebastião Rodrigues dos Santos, localizado no bairro Morada do Sol, realizando reparos e adequações na estrutura física predial. As obras foram iniciadas em 26 de julho e concluídas em 30 de agosto deste ano, sendo executados os seguintes serviços: pintura geral, colocação de alambrado no perímetro do Centro de Ensino, instalação do sistema para prevenção de incêndios e do SPDA (Sistema de Prevenção contra Descargas Atmosféricas) devidamente regulamentados e inspecionados pela Companhia Independente de Bombeiro Militar.

O projeto de implantação desses sistemas de prevenção contra incêndios e descargas atmosféricas visa contemplar o intento da SEMEC em garantir a proteção da vida de todos que utilizam cotidianamente a unidade escolar, evitando e minimizando quaisquer riscos de danos físicos e materiais decorrentes da propagação de incêndio e/ou de possíveis descargas elétricas, que poderiam gerar graves consequências caso tais medidas não fossem implementadas.

A construção do alambrado no entorno perimetral da unidade escolar objetiva-se em assegurar a proteção e a integridade física de todos que frequentam esses espaços, seja alunos, funcionários ou comunidade, evitando a entrada indevida de indivíduos imbuídos em provocar danos de ordem física ou patrimonial.

Ao todo, foram investidos R$ 117.850,83 (cento e dezessete mil, oitocentos e cinquenta reais e oitenta e três centavos) através de recursos próprios do Município de Tangará da Serra, por meio do empenho da Secretaria Municipal de Educação.

Observe nas imagens abaixo a qualidade dos serviços engendrados quanto à melhoria na infraestrutura do CME Prof. Sebastião Rodrigues dos Santos:

Além dos investimentos materiais, os funcionários que atuam na referida unidade de ensino receberam treinamento técnico de capacitação da Brigada de Incêndio, com instruções operacionais das medidas de segurança que devem ser tomadas diante do ocasionamento de incêndios e/ou descargas elétricas. O treinamento foi realizado nos dias 02 e 03 de agosto.

Atualmente, segundo dados levantados pela equipe gestora, a instituição escolar atende 323 (trezentas e vinte e três) crianças do Maternal ao Pré II, de 01 (um) a 05 (cinco) anos de idade. Com essas melhorias na infraestrutura, tais alunos e profissionais poderão realizar suas atividades cotidianas nesses espaços educativos com maior confiança, comodidade, segurança e bem-estar, estando mais protegidos dos incidentes.

Acompanhe outras postagens:

TRÂNSITO LEGAL: Prefeito e secretário entregam premiação ao vencedor do Concurso do Mascote do Trânsito

O autor do desenho vencedor, o aluno Cristiano Nascimento Oliveira, do 8º Ano B, do Centro Municipal de Ensino Dom Bosco, e a professora Gislaine Fortunato, orientadora do estudante, ganharam como prêmio um notebook cada, medalhas da Ordem do Brasão e certificados. Também foram agraciados com medalhas e certificados os outros nove finalistas do Concurso.

Saiba mais >>