O professor deve ter como base de sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área, a fim de possibilitar aos alunos o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e habilidades humanas, formando-os ao exercício da cidadania. No entanto, no processo de ensino-aprendizagem, há alunos que possuem inúmeras dificuldades quanto à aquisição de novos conhecimentos, principalmente aqueles que possuem necessidades especiais. A inclusão dos mesmos é essencial para sua evolução educacional, integração social e desenvolvimento da autonomia. Nesse sentido, o Sistema Público de Ensino possui as Salas de Recurso Multifuncional, que exercem um trabalho metodológico diferenciado e dinâmico para com esses alunos, possibilitando-lhes consideráveis avanços.
Pensando na importância da Formação Continuada dos professores das Salas de Recursos Multifuncionais, a Secretaria Municipal de Educação, representada pela Coordenação da Educação Especial e Inclusiva, metodizada pela Professora Especialista Márcia Rufino, promoveu vários encontros com esses profissionais, tratando de temas imprescindíveis à práxis pedagógica cotidiana, vislumbrando a inclusão social e educacional de alunos de acordo com suas especificidades, tornando acessível o conhecimento através de metodologias mais inovadoras e eficazes.
Nesse segundo semestre do ano letivo de 2021 foram realizados oito encontros, sendo trabalhados os temas abaixo especificados:
– Teoria e Prática do Método Fonovisuoarticulatório
– Avaliação – Vivências da Neuropsicopedagogia
– Avaliação com Técnicas Pedagógicas
– Legislação Educação Especial e Inclusiva
– Estruturando o atendimento nas salas multifuncionais
– Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem
– Processamento Auditivo
– Consciência Fonológica
Através desses encontros de Formação Continuada, foram propiciadas múltiplas reflexões acerca da atuação docente no atendimento educacional especializado, trazendo um caráter interativo e interdisciplinar concernente à atuação dos professores das Salas de Recurso Multifuncional com os professores regentes das turmas regulares.
Desta forma, os encontros de Formação Continuada promovida pela SEMEC, referentes ao ano letivo de 2021, foram encerrados com satisfatoriedade, contando com a participação, envolvimento e compromisso de todos os profissionais da Educação Especial e Inclusiva, diante de todos os desafios e percalços cotidianos potencializados pelas consequências geradas com o período pandêmico que assolou a humanidade globalmente.