Foi realizada uma Formação Continuada dos Anos Finais do Ensino Fundamental, no dia 14/09/2021, às 17:30, no Centro Cultural. O tema abordado foi “Percepções sobre Educação Especial e Inclusiva nos Anos Finais do Ensino Fundamental”. O Encontro teve como palestrante a professora Magda Ferreira de Andrade, que é Pedagoga, Especialista em Educação Especial e Inclusão, Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga e atuou na gestão da APAE por sete anos. Atualmente é professora efetiva da Rede Estadual, trabalha na Sala Multifuncional e atende à parte na Clínica Inovar.
A professora Magda iniciou sua fala trazendo uma percepção para os professores de como deve ser esse olhar para os alunos referente a questão da Educação Especial e Inclusiva, como o professor pode e deve trabalhar com eles, o que a lei prevê, por que eles estão inseridos em sala, quais foram as conquistas, o que já foi feito ao longo desse período pandêmico e o que ainda pode ser feito.
Basicamente, sua fala se resumiu em como identificar os alunos que têm dificuldades e como trabalhar com os mesmos, como foi feito no período remoto, sempre tentando passar esse olhar de que algumas dessas dificuldades não são tão visíveis, como por exemplo o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), que é uma situação em que não se consegue ver fisicamente, mas está presente e se torna fundamental que o professor saiba como trabalhar com a criança.
Atualmente a educação especial passou por muitas mudanças e tem conseguido cada vez mais respeitar a diversidade, garantindo a convivência e a aprendizagem de todos os alunos. As práticas pedagógicas desenvolvidas hoje em dia e que promovem a inclusão na escola regular dos alunos com deficiência nos mostram um novo molde incorporado pelas equipes pedagógicas. Essas ações evidenciam o empenho e zelo dos educadores em ensinar a turma toda e nos revelam um conjunto valioso de experiências.