Aconteceu no dia 27 de Setembro, das 13:30 às 15:00 no Auditório da Prefeitura Municipal, uma reunião cujo assunto tratado foi Busca Ativa Escolar. Estiveram presentes Prof. Vagner Constantino Guimarães – Secretário Municipal de Educação e Prof. Eliane Santiago de Lima – Chefe do Departamento de Gestão Pedagógica e Políticas Públicas Educacionais.
O objetivo da reunião foi apresentar a plataforma, Busca Ativa Escolar, aos secretários escolares dos Centros Municipais de Ensino, aos diretores, aos servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Saúde e orientar sobre o funcionamento e como se alimenta a mesma.
A ação será desenvolvida, a princípio, com as três secretarias (Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Saúde), através dos servidores. Os secretários escolares alimentarão o sistema com as frequências, ou seja, as presenças dos alunos, o assistente social, através dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) que já atende esse público, irá verificar o aluno que não está na escola, saber o porquê não está, e os agentes de saúde também podem ajudar a fazer esse levantamento nas visitas feitas às famílias.
A responsabilidade está por conta da Secretaria Municipal de Educação juntamente com as outras duas, e o público-alvo são as crianças que estão fora da escola ou que não foram matriculadas. Após essas crianças serem localizadas, serão realizadas visitas para entender o porquê que estão fora da escola e rematriculá-las, pois de acordo com a Lei a criança de 04 à 18 anos incompletos deverá frequentar obrigatoriamente à escola.
O resultado esperado é que essa criança e adolescente volte para a escola, tentando sanar o máximo possível dessa evasão escolar.
A Busca Ativa Escolar é uma ferramenta tecnológica disponibilizada gratuitamente. A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. É um grande banco de dados que facilita a comunicação entre as áreas. Um programa desenvolvido pelo Selo UNICEF juntamente com a UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e CONGEMAS (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social). Esse importante programa está a todo vapor em Tangará da Serra, e apesar de existir algumas dúvidas, por ser ainda um sistema novo, acredita-se colher bons resultados.