Num contexto de longo tempo de pandemia, restrição social, aulas remotas, muitas tensões, perdas, medos, pensando em propiciar um momento de integração para tecer os fios do pulsar do tecido da vida, para valorizar o sentido de estar vivo, respeitar o pulsar de cada um o pulsar bio/sócio/emocional, o Centro Municipal de Ensino Prof. José Nodari convidou uma artista regional que trabalha com temas relacionados à biodiversidade e aos biomas mato-grossenses para inspirar os estudantes numa jornada de troca e criatividade. Por entender que cada um faz parte do todo e que a arte permite materializar nossos sentimentos, permite propiciar sentimentos de pertencimento e nos conectarmos com a nossa essência.
Entende-se que criar rizomas é viver processos de criação com múltiplas conexões para além do que já se sabe. Para Cecília Almeida Salles (2011, p. 66), a criação é “como um percurso direcionado por um projeto, inserido na continuidade do processo. É a tensão entre projeto e processo, deixando aparente o ato criador como um projeto em processo”.
Através de uma parceria com a professora e artista plástica Rita Ximenes, encaminhou-se um trabalho de pesquisa sobre a artista e foi organizada uma Live entre as turmas dos 7ºs Anos dos Centros Municipais de Ensino Prof. José Nodari e Joana D’Arc.
Durante a Live, a artista relatou um pouco da sua biografia, expôs seus trabalhos e ainda ensinou algumas técnicas que ela utiliza em sua produção artística.
Após pesquisas e reflexões, os estudantes criaram suas próprias camisetas inspirados nos trabalhos da artista e dicas de diferentes técnicas exemplificadas por vídeos pela professora regente da turma, professora mestra e artista plástica Traudi Hoffmann.
É importante destacar o apoio da gestão escolar, da coordenação e da equipe escolar como um todo. Precisamos estar em constante busca de novos saberes, técnicas, ferramentas para propiciar uma educação de qualidade. A arte é uma forte possibilidade de integração de saberes e conexões com a subjetividade, permitindo instigar aos estudantes para serem produtores de cultura.
Registros da Live:
Registros de algumas das produções dos estudantes: