O último Encontro de Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental aconteceu no dia 29 de Setembro às 18h00, sendo virtualmente transmitido através do YouTube, no Canal da Secretaria Municipal de Educação (Link: https://www.youtube.com/watch?v=vtuzG7LQkAs), com o tema “CASES DE SUCESSO: Experiências exitosas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Município de Tangará da Serra/MT”. A partir dessa imprescindível socialização o principal objetivo foi alcançado: o compartilhamento de experiências, de práticas didático-pedagógicas eficazes, desses casos de sucesso existentes nas escolas de nosso município. A troca de experiências foi maravilhosa, mesmo que de maneira virtual.
Para proferirem acerca de suas práticas docentes, foram convidadas as professoras Claudione R. de Oliveira, Conceição Ap. do Carmo, Jayane de Souza Cruz, Rosivete O. da Silva e Wérica M. da Silva. A organização do encontro esteve a cargo da Coordenação Pedagógica dos Anos Iniciais (SEMEC), formada pelas professoras Franciele Giraldi dos Santos, Sulineidy O. S. Dallabona e Waleska Ungaro D. Matos, e também da Coordenadora da Formação Continuada, Prof. Adílcima Scardini de Moraes.
É essencial essa troca de experiências entre os professores quanto às metodologias empregadas, visando o desenvolvimento dos alunos. Apesar dessas experiências parecerem distintas, elas se complementam no intuito de buscar uma relação de ensino e aprendizagem cada vez mais eficiente, uma vez que as vivências de escolas são, em geral, simples, porém muito inovadoras. Além disso, são trazidos os resultados, as ações que funcionaram de forma eficiente e aquelas que falharam.
O compartilhamento de práticas pedagógicas diversas traz um novo ânimo aos profissionais que diariamente estão em sala de aula. Essa troca é fundamental, pois cotidianamente os educadores têm o árduo desafio de despertar o interesse pelo aprendizado nos alunos, e conhecer outras práticas de ensino auxilia muito nessa importante tarefa, sendo possível expandi-las e/ou adaptá-las às necessidades e realidades de cada unidade escolar.