Para o pleno exercício das mais diversas atividades humanas engendradas no cotidiano são imprescindíveis o bem-estar e a saúde. A saúde, por sua vez, não refere-se apenas à qualidade biológica do estado de funcionamento físico-corporal, mas também do equilíbrio dos processos psíquicos e emocionais que envolvem o indivíduo em sua vivência. Para que cada pessoa desenvolva suas atividades com autonomia e eficácia, deve-se estar em plenas condições físicas e mentais/emocionais para fazê-lo, e isto desde a infância, posto que a atividade racional das crianças recebe cada vez mais influências externas, torrenciais, inclusive com a massificação das tecnologias e com a velocidade da informação.
A cada dia que passa, mais indivíduos são acometidos por problemas de ordem cognitiva, mental e emocional, afligindo sua atuação social e profissional, diante das intempéries do mundo real, inclusive nesses tempos de pandemia, onde predomina o medo, a incerteza do futuro, o infortúnio diante das perdas humanas a nível global, além dos demais desafios do mundo real. Fatores de desconformidades emocionais têm sido percebidos desde a fase infantil, algo que se torna preocupante e carece de atenção, posto que pode levar o indivíduo a cometer ações impensadas, que podem culminar em maiores danos físicos, cognitivos e até no suicídio, cuja taxa é cada vez maior.
O bem-estar emocional, a saúde mental, é um tema de alta relevância e necessita de cuidados, evitando tragédias advindas de depressão, ansiedade, dentre outras patologias. Pensando em prover esse cuidado, a SEMEC através do NAE – Núcleo de Apoio Educacional promoveu nos Centros Municipais de Ensino a “1ª Semana de Saúde Mental na Escola”, visando tratar da temática com os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, ouvindo-os, realizando palestras e web transmissões com as comunidades escolares, dentre outras atividades programáticas.
O Projeto de Promoção da Saúde Mental na Escola é uma iniciativa do NAE, buscando promover ações/atividades em saúde mental de caráter educativo e informativo com a participação da comunidade escolar, família e instituições parceiras da escola. Fazem parte da equipe de profissionais do NAE (Núcleo de Apoio Educacional) os psicólogos Felipe Braga Borges Mota e Dayane F. Ferreira Batista, pela fonoaudióloga Roberta Priscila Botini, e pela Coordenadora Especialista em Neuropsicopedagogia Prof. Márcia Rufino Silva.
Observe abaixo como foi a programação do projeto desenvolvido pelo NAE:
Na última terça-feira, dia 26 de outubro de 2021, foi realizado o evento de culminância do Projeto de Promoção da Saúde Mental na Escola, nas dependências do CMEE Prof. Isoldi Storck, contando com a participação de diretores e coordenadores pedagógicos dos Centros de Ensino, que discorreram sobre os resultados alcançados, expondo relatos das experiências e contribuindo também com sugestões para as próximas edições. Estiveram também presentes a equipe de coordenadores e profissionais da SEMEC, a Chefe do Departamento de Gestão Pedagógica e Políticas Públicas Educacionais prof. Eliane Santiago de Lima e o Secretário Municipal de Educação prof. Vagner Constantino Guimarães. Na oportunidade, a prof. Eliane Santiago comentou acerca da importância da realização desse projeto, visto que cuidar da saúde mental é fundamental para a qualidade de vida dos alunos, seu raciocínio, emoções e comportamentos sociais. Finalizando o dispositivo do evento, o Secretário prof. Vagner proferiu sobre o intento da SEMEC em prover ações que possibilitem o desenvolvimento integral dos alunos, assistindo-os também quanto ao âmbito da promoção da saúde mental, bem-estar emocional e à qualidade de vida.