A escola é um dos principais espaços de vivência humana e interação social. Através dela, os indivíduos adquirem conhecimentos, desenvolvem-se humanamente, experienciam novas aprendizagens, aprimoram suas habilidades e capacidades intelectivas, tornando-se seres autônomos e capazes de exercer suas funções sociais. Para tanto, é necessário que tais indivíduos perpassem pelas etapas de ensino, que se iniciam na Educação Infantil. É nessa fase que os alunos adentram nos espaços escolares, sendo de relevante importância, justamente por formar a base de ensino para as etapas subsequentes.
O princípio da Educação Infantil constitui-se pelo Berçário, envolvendo crianças de 0 a 2 anos. Nesse ambiente, oportuniza-se às crianças benefícios de cuidado e desenvolvimento humano em âmbitos diversos (motor, cognitivo, sensorial, emocional, etc.). O Berçário vem se tornando um importante aliado das famílias não apenas por representar um ambiente de cuidado aos seus filhos, que ali são mantidos cotidianamente, mas também por toda a sua estrutura organizacional que contribui amplamente ao desenvolvimento das emoções, da inteligência e das habilidades infantis, visto que as crianças que frequentam estes espaços são assistidas por profissionais e especialistas.
Assim sendo, a fim de prover atendimento às demandas e necessidades das famílias, preocupando-se com os anseios da comunidade, o Secretário Municipal de Educação prof. Vagner Constantino Guimarães anunciou a implantação de turmas de Berçário em determinadas unidades escolares a partir do próximo ano letivo. De acordo com o prof. Vagner, serão implantadas duas turmas de Berçário, em período parcial, no CME Luiz Simões Matias, no CME Prof. Sebastião Rodrigues Santos, e também nas unidades escolares em reforma, CME Tia Lina e CMEI Leonardo Cezar Vendrame. Já no CME Prof. João Maria do Nascimento, que está em obras, haverá a implantação de Berçário em tempo integral. E ainda: o novo Centro de Educação Infantil que está sendo construído no bairro Jardim dos Ipês contará também com a oferta de Berçário à comunidade.
Esse marco representa um grande avanço para o Sistema Municipal de Ensino de Tangará, investimento realizado através da gestão do Prefeito Vander, visando prover atendimento e assistência às necessidades, ao interesse e ao bem-estar da população tangaraense, de forma empreendedora e humanizada. Os serviços na área educacional são prestados em nosso município através de profissionais especializados, que se empenham em prover um trabalho de qualidade à população tangaraense.
A Diretora do CME Luiz Simões Matias, prof. Edna Belmiro de Paula, salienta que a implantação da oferta de Berçário representa a concretização de um sonho da comunidade, agradecendo a SEMEC pelos subsídios e aos professores que exercem seu ofício acolhendo os alunos no estabelecimento de ensino.
Imagens: Remilson Santos