O Projeto Berçário Municipal foi planejado cuidadosamente para acolher de modo adequado uma demanda represada do município de Tangará da Serra.
Foi necessário organizar uma estrutura física, material e multiprofissional para que crianças de 04 a 18 meses de idade fossem atendidas em todas as suas necessidades, como: alimentação/amamentação, recreação, cuidados, educação e saúde.
O serviço prima respeitar o universo dos “pequeninos”, levando em consideração as necessidades relacionadas aos primeiros meses de vida, proporcionando um espaço seguro, amplo e diversificado que favoreça o desenvolvimento e aprendizado.
Garantir os 06 direitos de aprendizagem (Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Comunicar e se Autoconhecer), que estão fundamentados nas interações e brincadeiras, asseguradas na Lei de Diretrizes e Bases e sob as diretrizes da BNCC – Base Nacional Comum Curricular.
O projeto piloto foi implantado em outubro de 2021 e novos berçários estão sendo estruturados para os atendimentos no início do próximo ano, em ambos os CMEs: Prof. Sebastião Rodrigues dos Santos e Dona Mariquinha Tavares.
As salas de Berçário do município funcionam em período parcial, com um número máximo de 12 crianças por turno. A equipe profissional é formada por um professor com Licenciatura Plena em Pedagogia e dois auxiliares em sala de aula.
Na alimentação, o Berçário conta com duas nutricionistas e uma lactarista. A rede conta ainda com 02 psicólogos e 01 fonoaudiólogo para a orientação das famílias sempre que houver necessidade.
Créditos: Coordenação da Educação Infantil – SEMEC