SEMEC realizou VI Seminário de Avaliação da Qualidade do Ensino

O QUE SIGNIFICA AVALIAR A QUALIDADE DO ENSINO?

A avaliação da aprendizagem escolar indica pontos importantes a serem considerados, tais como: Em qual contexto a relação entre o ensino e a aprendizagem ocorrem? Quem são os sujeitos dessas aprendizagens e ou dos processos de ensino? As perspectivas entre o ensinar e o aprender foram esclarecidas entre discentes e docentes? São muitas perguntas, mas o objetivo principal é esclarecer os propósitos dessa avaliação. 

Iniciando a conversa, a primeira avaliação do Sistema Municipal de Ensino tem a função de diagnosticar habilidades construídas ou não, para a partir dos resultados definir questões curriculares que ocorrem nos 200 dias letivos. A discussão curricular que permeia os planejamentos de ensino, descrita nos documentos curriculares, precisa se aproximar do cotidiano de docentes e discentes no intuito de evidenciar as identidades, a realidade social e cultural onde professores e alunos vivem. 

A pandemia da Covid-19 afastou-nos do convívio, das interações sociais tão necessárias para o aprender e ensinar. As mazelas provocadas na vida das pessoas foram imensuráveis na saúde, na educação, na alimentação, no lazer e no bem estar social. Todo esse contexto está muito presente e afeta as pessoas de forma gigantesca. Os danos e perdas ocasionados na vida das crianças e adolescentes fizeram marcas históricas que levarão um tempo para serem superadas.

Sabendo de todas as dificuldades apresentadas fica impossível imaginar que os resultados da aprendizagem na primeira avaliação fossem revelar índices de proficiência. Os alunos, de modo geral, estão no nível básico de aprendizagem, demonstraram bom nível de compreensão textual e letramento, embora ainda não tenham bom domínio da leitura e escrita.

Avaliar a qualidade do ensino é uma prática necessária para a condução dos processos, para a instituição de programas e outras políticas de educação. O resultado obtido nas provas revela o trabalho docente, a participação da família, e o sistema de ensino no seu conjunto. A instituição escolar é composta pelo sistema que a mantém, as unidades escolares com seus profissionais e demais membros da comunidade escolar. Assim, os resultados, sejam eles de qualidade satisfatória, ou não, são de todos.

Aos Centros Municipais de Ensino, através dos profissionais da educação, compete a função de, a partir dos resultados diagnósticos, planejar, refletir as práticas pedagógicas, trocar experiências exitosas ou não, nos espaços de formação continuada, enfim organizar o currículo de modo a contemplar as necessidades dos alunos atendendo às individualidades dos diferentes grupos. Ao docente compete a tarefa de desenvolver estratégias que lhe permitam transitar de uma prática à outra com autonomia e segurança, fazendo uso dos recursos tecnológicos, mobilizando as diferentes capacidades no processo de letramento, estimulando o raciocínio, a investigação e a argumentação crítica, tão necessária, nas práticas cotidianas. Tomando a máxima de Lee Schulman podemos dizer com certeza: “Quem sabe faz, quem compreende ensina”.

Créditos: Coordenação da Formação Continuada / SEMEC

Acompanhe outras postagens:

TRÂNSITO LEGAL: Prefeito e secretário entregam premiação ao vencedor do Concurso do Mascote do Trânsito

O autor do desenho vencedor, o aluno Cristiano Nascimento Oliveira, do 8º Ano B, do Centro Municipal de Ensino Dom Bosco, e a professora Gislaine Fortunato, orientadora do estudante, ganharam como prêmio um notebook cada, medalhas da Ordem do Brasão e certificados. Também foram agraciados com medalhas e certificados os outros nove finalistas do Concurso.

Saiba mais >>