“Viabilizar Práticas para a Inclusão”: este foi o tema do primeiro encontro de Formação Continuada realizado pela Coordenação Pedagógica da Educação Infantil (SEMEC), para professores e auxiliares dos Berçários e Maternais I, II, III. O referido evento formativo decorreu nas dependências da APAE, no dia 13/04/2022, com a Psicóloga Greicy Kelly Campos Barbosa da Silva, tendo como objetivo principal sensibilizar e possibilitar práticas escolares que promovam a inclusão escolar de crianças com deficiência.

Entende-se por deficiência “uma restrição física, mental ou sensorial de natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária, causada ou agravada pelo ambiente econômico e social” (Brasil, 2001).
Para lidar com PcD’s (Pessoas com Deficiência) faz-se necessário que o professor possua conhecimento teórico/prático que auxilie a perceber as capacidades e limitações da criança, que disponha de sensibilidade ao planejar, selecionar materiais adequados às necessidades, que favoreçam a interação e o aprendizado para alcançar objetivos e contribuir para a inclusão nas atividades propostas.
Por fim, a inclusão só será uma realidade que beneficia crianças, professores, familiares e sociedade quando todos realmente abraçarem essa causa e se conscientizarem de que incluir é fazer com que todos sejam considerados capazes de produzir e compartilhar saberes.
Coordenação Pedagógica da Educação Infantil (SEMEC)