Os primeiros anos de uma criança constituem uma fase de acentuado desenvolvimento motor, socioemocional e cognitivo. Integram esse período da vida uma grande curiosidade pelas coisas do mundo e a disponibilidade para novas descobertas e aprendizados.
Sendo assim, as Professoras Katia Maria Segura e Martha Rejane dos Santos responsáveis pelas turmas do Pré I A/B/C, resolveram aproveitar este momento ideal para ensiná-las sobre a importância de cuidar de si mesmos.
Germes, vírus e bactérias são agentes causadores de diversas doenças, e a única maneira de combatê-los — a fim de garantir um desenvolvimento saudável — é por meio da incorporação das práticas de higienização em suas rotinas.
Sabemos, no entanto, que a garotada nem sempre fica muito animada com a ideia de tomar banho, lavar as mãos, escovar os dentes etc.
Por isso, além de explicar um pouco mais sobre a importância da higiene pessoal infantil, nessa semana onde trabalhamos essa questão com as crianças, também pedimos que trouxessem embalagens de produtos de higiene pessoal de casa para que pudéssemos realizar a atividade de encerramento.
A atividade foi realizada de maneira coletiva, onde as professoras manusearam a cola quente e colaram as embalagens de acordo com as hipóteses sugeridas pelas crianças.
Sabemos que a aprendizagem na Educação Infantil é contínua onde as crianças são estimuladas a práticas que valorizam cada ação, conquistando habilidades que vão gradativamente possibilitando os degraus de sua autonomia. Os resultados esperados estão sendo satisfatórios, pois as crianças chegam dizendo que tomaram banho e estão cheirosas porque passaram perfume.