Durante a infância, é exigido um pouco mais do corpo. Pois nessa fase, o crescimento está acontecendo a todo vapor. Além disso, a criança ainda estuda, desenvolve habilidades motoras, aprendem a ler, escrever, calcular, praticar exercícios, brincam com seus amiguinhos, enfim, estão descobrindo o mundo.
Isso faz com que o corpo gaste mais energia e sem estar bem nutrido, fica impossível ter pique para fazer tanto. E o resultado de uma criança mal nutrida são: atraso no desenvolvimento psicomotor e corpóreo, falta de atenção na aula que resulta no atraso intelectual e vários outros inconvenientes que vão surgindo ao longo dos anos.
Sabe-se que as frutas e verduras são alimentos ricos em vários nutrientes importantes para uma rotina mais saudável e produtiva. Além disso, eles podem contribuir até para melhorar no desempenho escolar.
Buscando encontrar formas de estimular o consumo de alimentos saudáveis e fugir um pouco da sala de aula, o CME Cecília Maria de Barcellos, iniciou no dia 23 de maio, o Projeto Alimentação Saudável, com as turmas de Pré I, juntamente com as professoras Rosana das Graças Costa Ferreira, Regina Angela Borsato Giraldi e Luzia G. Ramos Oliveira, com intuito de reconhecer a importância de uma alimentação saudável e balanceada, através de diálogos sobre o que as crianças gostam de comer, observações nos momentos do lanche, como é a receptividade pelos alimentos oferecidos pela escola.
Durante a execução do projeto, foi realizada uma visita à feira do produtor, compras de frutas e verduras, passeios em torno da escola e uma palestra com as nutricionistas Juliana e Hylana. Durante o lanche, as crianças saborearam saladas e frutas, com a participação das nutricionistas que valorizaram o trabalho das merendeiras para os alunos. O referido projeto terá continuidade durante todo o ano letivo, estimulando à alimentação saudável.