Semec realiza Formação de Professores com foco no planejamento na Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Educação (Semec), através da Coordenação de Educação Infantil, realizou na noite do dia 10 de agosto de 2022, no Centro Municipal de Ensino (CME) Antenor Soares, mais uma etapa da Formação de Professores que desenvolvem suas atividades em turmas de Berçário, Maternal I, Maternal II e Maternal III. As oficinas tiveram como público-alvo professores de diversos Centros de Ensino do Município.

“Qual a importância do planejamento na Educação Infantil?”. Esta foi a pergunta proposta pelas profissionais: Maria Aparecida de Jesus Vicente, professora pedagoga com especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais, que ministrou oficina para professores que atuam em Berçário e Maternal I; Marly Fátima G. de Barros, professora pedagoga com especialização em Educação Inantil, que ministrou oficina para professores que atuam em Maternal II; e Rosimeire Freire da Silva e Borba, professora pedagoga com especialização em Educação Infantil e Infância.

As ministrantes são professoras da educação infantil na rede municipal.

A Coordenadora de Educação Infantil da Semec, Katia Maria Kunntz Beck, destaca que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), a Base Nacional Comum

Curricular (2017) e o Documento de Referência Curricular-TGA (2019), são documentos que orientam a prática pedagógica na Educação Infantil, propondo para esta etapa, uma organização curricular que respeite e garanta os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança e que esses direitos devem estar integrados aos campos de experiências e aos objetivos de aprendizagem.

Portanto, explica Katia, as práticas pedagógicas devem ser planejadas com intencionalidade, considerando que “essa intencionalidade traduz-se no traçar, programar e documentar a proposta do trabalho do professor, considerando a criança na centralidade da proposta pedagógica, visando seu desenvolvimento afetivo, social, psicomotor e cognitivo” (SEMEC, 2019, p. 79) e, levando em consideração que os bebês, as crianças bem pequenas e as crianças pequenas, aprendem e se desenvolvem a partir de experiências cotidianas.

Nesse sentido, o primeiro passo é perceber as crianças e as necessidades que a faixa etária requer para construir uma experiência educativa consciente e planejada com o foco na realidade, como ressalta o Documento de Referência Curricular de TGA (2019, p. 79) “[…] o ato de planejar pressupõe o olhar atento à realidade e a escuta sensível para pensar e direcionar a prática educativa. O planejamento marca a intencionalidade do processo educativo”.

Veja mais imagens abaixo:

Acompanhe outras postagens:

TRÂNSITO LEGAL: Prefeito e secretário entregam premiação ao vencedor do Concurso do Mascote do Trânsito

O autor do desenho vencedor, o aluno Cristiano Nascimento Oliveira, do 8º Ano B, do Centro Municipal de Ensino Dom Bosco, e a professora Gislaine Fortunato, orientadora do estudante, ganharam como prêmio um notebook cada, medalhas da Ordem do Brasão e certificados. Também foram agraciados com medalhas e certificados os outros nove finalistas do Concurso.

Saiba mais >>