A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec), apresentou suas estratégias e o planejamento para enfrentar a evasão escolar no município. Na tarde desta segunda-feira (15/08), foi realizado nas dependências do Centro Cultural, o 1º Fórum da Busca Ativa Escolar. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal, Vander Masson, da Primeira Dama, Silvana Ló Masson, da Juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Tangará da Serra, Leilamar Aparecida Rodrigues – dos Secretários de Educação, Vagner Guimarães, Assistência Social, Márcia Kiss e de Saúde, Gicelly Zanatta.
O Fórum contou com a participação especial da Doutora Cassyra Vuolo, Doutora em Controle Social, Especialista em Gestão Pública e Auditoria do Estado. Membro do Grupo de Trabalho do Busca Ativa Escolar em Mato Grosso. Assessora do Comitê Técnico de Educação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para assuntos do Busca Ativa.
Ela ministrou palestra e deu uma verdadeira aula sobre a Busca Ativa Escolar, sua importância e a metodologia de trabalho que deve ser desenvolvido para alcançar todos os objetivos pretendidos nas políticas públicas que visam a diminuição e extinção da evasão escolar.
A Coordenadora Operacional da Busca Ativa Escolar de Tangará da Serra, Simony Medeiros, explicou que o programa é uma das ações desenvolvidas pelos municípios que detém o Selo UNICEF (que cria políticas públicas e estratégicas específicas para conter a evasão). O programa Busca Ativa tem como objetivo localizar e resgatar as crianças e adolescentes que tem idade específica e não estão frequentando a escola, portanto em situação de estão em evasão escolar ou são muito infrequentes.
As ações são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação, contudo, tem o apoio das Secretarias de Assistência Social e de Saúde. Já há algumas semanas estão sendo realizadas visitas, orientações às famílias, quando necessário e em último caso encaminhamento ao Ministério Público, tudo com o propósito de fazer a criança ou adolescente retornar aos estudos.
O município de Tangará da Serra aderiu ao Selo UNICEF em 2021 e o programa é coordenado pelo professor Nadir José Barivieira – Gestor Político da Estratégia Busca Ativa Escolar de Tangará da Serra. Até o momento, foram registrados 56 atendimentos, dos quais 26 crianças já voltaram a estudar. “Este é um exemplo que demonstra claramente que o município tem feito ações neste sentido, de apoio ao sistema educacional e especialmente, como é o caso aqui, de recolocar as crianças na sala de aula”, observou o Prefeito Municipal Vander Masson, pontuando que o município está comprando uma nova frota de ônibus escolar e tem em andamento um enorme programa de recuperação de creches e escolas, além da construção de novos prédios que vão aumentar muito a oferta de vagas.
O Programa Busca Ativa Escolar tem um número de atendimento: 9 8468-0595
Clairton Weber/Julia Ribeiro – Assessoria de imprensa