Inaugurado Laboratório de Ciências no Centro de Ensino Fausto Eugênio Masson

Aconteceu na noite desta quarta-feira (24/08) a inauguração do Laboratório de Ciências do Centro Municipal de Ensino (CME) Fausto Eugênio Masson, localizado no Residencial Barcelona, em Tangará da Serra. O laboratório, que possibilitará aos professores e alunos da escola enriquecer as aulas de ciências, servirá de modelo para a Rede Municipal de Ensino do Município.

“Quero aqui parabenizar o CME Fausto Masson, toda a equipe gestora e de colaboradores pelo trabalho que estão desenvolvendo. Este laboratório vai trazer muito mais qualidade ao ensino das nossas crianças e servirá de modelo para toda a nossa rede pública municipal de ensino”, destacou o secretário municipal de Educação, Vagner Constantino Guimarães durante a inauguração do espaço.

O evento de lançamento contou com apresentação do Coral Brilho Mágico, formado por alunos da própria escola, apresentação de dança com estudantes do CME, supervisionados pelo servidor Klesley Hiago, declamação de cordel e apresentação da fanfarra da instituição de ensino, sob a coordenação do instrutor Eduardo Rebelatto.

Na manhã desta quinta-feira (25/08), os alunos já se enfileiraram em frente do laboratório, turma por turma, ansiosos pela oportunidade de conhecer o espaço e ter contato direto com todos os benefícios que ele possibilitará.

A diretora da escola, Claudione Rodrigues de Oliveira, conta que tudo era um sonho da comunidade escolar, que através de parcerias se tornou realidade. Uma sala onde funcionou um depósito por muito tempo se transformou no espaço mais queridinho da instituição de ensino. “Chamei a professora Angélica, trouxe ela aqui nesta sala e propus a transformação deste espaço em um laboratório, ela topou, abraçou a causa e está aí o resultado”, destacou a diretora, contando que o próximo passo foi a busca por parceiros da iniciativa pública e da iniciativa privada.

Ela relata que foram investidos cerca de R$ 12 mil no local. “Foi uma ambição nossa, em querer fazer isso para os nossos alunos. Escola pública faz toda a diferença e aqui nós estamos mostrando isso, possibilitando para que as nossas crianças tenham as aulas de ciências em um laboratório, com tecnologia na prática, podendo manusear e entender mais sobre o coração humano, sobre o esqueleto humano, sobre animais e plantas, e é daqui, do chão da escola pública que teremos grandes profissionais, grandes cidadãos competentes na nossa sociedade”, relatou orgulhosa a diretora.

A professora da escola, Angélica Massaroli, uma das responsáveis pela execução do projeto, explica que o laboratório traz dinamismo e facilita o aprendizado das crianças. “Esse laboratório vai contribuir e muito para o ensino das nossas crianças, com aulas práticas o aprendizado fica mais fácil, mais dinâmico e o aluno acaba absorvendo o conhecimento de uma forma mais satisfatória”, contou, explicando que o laboratório conta com modelos didáticos, exemplares de animais e vegetais preservados, com os quais os alunos poderão ter contato direto facilitando o aprendizado de ciências, além de equipamentos de multimídia e de robótica, experiências práticas, aquário com peixes e incubadora.

Foram parceiros do CME Fausto Masson na implantação do Laboratório de Ciências, além da Semec, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Campus de Tangará da Serra, as empresas Áster Máquinas e Aquários TGA, e Isabela Calvo, da Sema de Cuiabá.

Participaram da solenidade o secretário Municipal de Educação, Vagner Constantino Guimarães, a primeira-dama, Silvana Ló Masson, a Chefe do Departamento de Gestão Pedagógica e Políticas Educacionais, Eliane Santiago de Lima, o vereador Maurício Gomes, representantes da Unemat e da Diretoria Regional de Ensino (DRE), membros da Polícia Militar, pais e alunos.

Assista reportagem a seguir:

Acompanhe outras postagens:

TRÂNSITO LEGAL: Prefeito e secretário entregam premiação ao vencedor do Concurso do Mascote do Trânsito

O autor do desenho vencedor, o aluno Cristiano Nascimento Oliveira, do 8º Ano B, do Centro Municipal de Ensino Dom Bosco, e a professora Gislaine Fortunato, orientadora do estudante, ganharam como prêmio um notebook cada, medalhas da Ordem do Brasão e certificados. Também foram agraciados com medalhas e certificados os outros nove finalistas do Concurso.

Saiba mais >>