Acontece nesta quarta-feira, 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a “Mesa Redonda: Inclusão e Autonomia da Criança com Deficiência”, coordenada e mediada pela neuropsicopedagoga, Márcia Rufino, Coordenadora da Educação Especial e Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
“Como a equipe multiprofissional e interdisciplinar pode auxiliar no desenvolvimento da autonomia da criança com deficiência”, este será o foco da Mesa Redonda, que ocorrerá no auditório da Escola Raio de Sol (Apae de Tangará da Serra), a partir das 19 horas, e contará com a participação de cinco profissionais de várias áreas e da mãe de uma aluna com deficiência.
Participarão da mesa Redonda: Catiane Scotini (Pedagoga), Guilherme Tomas de S. Júnior (Psicólogo), Jaqueline C. de Queiroz (Terapeuta Ocupacional), Lizandra Santos (Fisioterapeuta), Milca Mara S. Miranda (Fonoaudióloga Infantil) e Giovana Leite Pires (Mãe de aluno com deficiência).
Para participar da Mesa Redonda faça sua inscrição no link: https://forms.gle/1bPmtHEWY5L2vQdX7
Sobre o Dia
21 de Setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, data que marca a construção de mobilizações para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência, conscientização da luta anti-capacitista e celebração destes movimentos. A luta pelos direitos humanos da Pessoa com Deficiência é histórica e tem seu grande marco em 1948 com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A comemoração da data em 21 de setembro foi oficializada em 2005 pela lei Nº 11.133, mas já era celebrada desde 1982 por iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas com Deficiência — grupo que se reunia desde 1979 para reivindicar direitos e melhorias para a vida das pessoas com deficiência.
Não é por acaso que a data coincide com o início da primavera, representando o nascimento e a renovação do movimento das pessoas com deficiência. Afinal, esta é uma luta que nunca acaba. O Brasil tem mais de 45 milhões de pessoas com deficiência, de acordo com o último Censo do IBGE (2010).