21ª Semana do Surdo começa neste sábado com Piquinique da Libras na Vila Olímpica

Começa neste sábado (24/09) e segue até o dia 27/09 em Tangará da Serra a programação da 21ª Semana do Surdo. Realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec), a Semana do Surdo terá uma vasta e diversificada programação.

Para começar, neste sábado, a partir das 15h, ocorrerá o Piquenique da Libras, na Vila Olímpica Rei Pelé, com apresentações artísticas, prática de Libras para aprender os sinais básicos, brincadeiras, pintura facial e muita diversão, com ações desenvolvidas pelas Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Esportes.

De acordo com a coordenadora de Educação Especial e Inclusiva da Semec, Márcia Rufino, o Piquenique da Libras conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretarias de Educação, Assistência Social e Esportes, CDL, ASR (Associação das Senhoras Rotarianas), Selo Uncef, Núcleo Centralizado de Adolescentes (NUCA) e Alimentos Masson.

A Semana do Surdo segue na próxima segunda-feira (26/09) com atividades do Centro Cultural, onde haverá a partir das 19 horas, apresentações artísticas, a Mesa-Redonda com o tema “Experiências surdas: trajetória escolar e profissional”, com os convidados Arnaldo Teixeira, Sihamy Torres Akel Ahmad, Ed Reger Marques e Pamella Gernandes; e a Mesa-Redonda “Pesquisas voltas à Educação e Cultura Surda”, com as convidadas Josiane Santiago de L. Pereira, Marcelo Keyla Heidmamm e Alessandra M. Leite. Haverá ainda neste dia o lançamento de livros infantis do Projeto Literário de Jane Strey.

A programação será encerrada no dia 27/09, às 19 horas, no Centro Cultural, com a palestra “Educação de Surdos: Prática de ensino bilíngue (Libras e Língua Portuguesa) no CMEE Profª. Isoldi Storck, com Nilcimar Tayano; e a palestra “A inclusão de pessoas surdas e com deficiência auditiva no contexto social e escolar”, com profissionais do Núcleo de Apoio Educacional (NAE).

Para fazer a inscrição na 21ª Semana do Surdo acesse o link: https://forms.gle/BEHocYpDmubrUPt6

A Semana do Surdo conta com apoio do CMEE Professora Isoldi Storck, do Selo Unicef, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de Tangará da Serra e da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Tangará da Serra.

Sobre a data
O Dia do Surdo, no Brasil, foi oficializado em 2008, por meio do decreto de lei nº 11.796. O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). 26 de setembro, além de ser o Dia Nacional dos Surdos também é lembrado como Dia Internacional da Linguagem de Sinais e Semana Internacional dos Surdos. O principal objetivo dessas datas comemorativas é propor a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade.

Acompanhe outras postagens:

TRÂNSITO LEGAL: Prefeito e secretário entregam premiação ao vencedor do Concurso do Mascote do Trânsito

O autor do desenho vencedor, o aluno Cristiano Nascimento Oliveira, do 8º Ano B, do Centro Municipal de Ensino Dom Bosco, e a professora Gislaine Fortunato, orientadora do estudante, ganharam como prêmio um notebook cada, medalhas da Ordem do Brasão e certificados. Também foram agraciados com medalhas e certificados os outros nove finalistas do Concurso.

Saiba mais >>