O atual mundo globalizado intensificou a rotina e os métodos do trabalho, das relações e das comunicações humanas. Na era da velocidade da informação, tudo acontece de forma abrupta, exigindo máxima capacidade de resiliência e célere resolução. Vivenciamos no cotidiano a busca frenética pela sobrevivência, onde é necessário se reinventar a todo instante para atender às especificidades e exigências do mercado de trabalho, sobreposta à capacidade de resolver os conflitos sociais e pessoais que suscitam no dia-a-dia.
No âmbito profissional, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e rigoroso, à procura por profissionais aptos a atuarem com plena competência e autonomia, com espontânea capacidade de resolver problemas e de vencer metas e desafios. Tais requisitos exigem máxima disposição do profissional em suas ações funcionais, a ponto de deixar-se em segundo plano em detrimento ao trabalho. Diante dessa complexidade, está cada vez mais frequente o surgimento de patologias de natureza mental, devido à circunstancial sobrecarga de demandas a se resolver no cotidiano social, pessoal, profissional, familiar, etc.
Muitos são os desafios enfrentados no interior dos espaços educativos. A atividade docente é muito complexa e requer determinação e proatividade. Pensando nessa conjuntura, a Secretaria Municipal de Educacional realizou um ciclo de formações voltadas à saúde mental dos educadores, propiciando múltiplas e imersivas reflexões subjetivas acerca do contexto em que cada um se insere. Organizado pelas professoras Neli Rodrigues de Souza e Jucineide dos Santos Zaffonato, encerrou-se na última segunda-feira, dia 26/09/2022, o ciclo de Formações Continuadas sobre o “Cuidado Emocional Docente”, havendo um primoroso momento de reflexão ministrado pela professora Me. Iolanda Garcia, Coach em Educação, sobre o tema “A Hora é Agora: O que você faz por você?”. O evento formativo foi realizado nas dependências do Centro Municipal de Ensino José Nodari, contando com a participação de professores que atuam na Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino.
Na ocasião, os participantes realizaram imprescindíveis atividades voltadas ao autoconhecimento, permitindo-os refletirem sobre diversos aspectos subjetivos de vida em relação a prioridades, metas, objetivos, emoções, sonhos, etc.
Veja as imagens: