A Secretaria Municipal de educação (Semec) realizou nesta quarta-feira (28) na Diretoria Regional de Ensino (DRE), de Tangará da Serra, importante evento de formação de profissionais da educação que atuam com a educação infantil na Rede Municipal de Ensino.
“Educação Infantil e diversidade cultural a partir da contação e leitura de histórias” foi o tema que proporcionou momentos especiais para a socialização de práticas educativas entre os professores que atuam nas turmas de Pré I e II / Educação Infantil.
A ação faz parte do Programa Alfabetiza MT, que como meta alfabetizar todas as crianças das escolas mato-grossenses até 2° ano do Ensino Fundamental. O Programa foi instituído pela Lei nº 11. 485, de 28 de julho de 2021, e regulamentado pelo Decreto n° 1.065 em 10 de agosto de 2021.
Participaram do evento, além de professores de diversos Centros Municipais de Ensino, o Secretário Municipal de Educação, Vagner Constantino Guimarães, a Chefe do Departamento de Gestão Pedagógica e Políticas Educacionais, Eliane Santiago de Lima, a Coordenadora Regional do programa Alfabetiza MT, Elizangela, a coordenadora municipal Fátima Brito e as formadoras da etapa de ensino da Educação Infantil, Katia Beck, Paula Franchini e Weila Reis, que apresentaram diferentes formas de contação e leitura de histórias para as professoras da Rede Municipal de Ensino.
Também houve, pelos corredores do DRE, exposição de trabalhos desenvolvidos em todas as unidades de ensino do Município de Tangará da Serra, com foco na alfabetização, literatura e contação de histórias.
O objetivo da formação foi proporcionar aos professores o reconhecimento das narrativas e os textos literários como possibilidades a serem explorados em toda a etapa da educação infantil.
Também ocorreu a socialização das práticas vivenciadas nos Centros de Ensino Cecília Maria de Barcelos, Dona Mariquinha Tavares, Maria Arlene Neves e Profª. Tania Arantes Junqueira.
Também houve participação e socialização da Coordenadora da Educação Indígena, Nilce Zonizokemairo, que demonstrou as práticas de contação de histórias indígenas que são adotadas nas escolas Haliti-Paresi. Nilce contou história na língua materna com posterior tradução para a Língua Portuguesa.
Veja mais fotos do evento: