Projeto JEPP: Semec e Sebrae desenvolvem nove projetos com alunos nas escolas do campo

A Secretaria Municipal de Educação (Semec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), está desenvolvendo nove projetos do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) nas escolas do campo. Na semana, entre os dias 22 e 26/08, foi realizado junto aos professores, coordenadores e diretores dos Centros Municipais de Ensino Chapadão do Rio Verde, Ernesto Che Guevara, Marechal Cândido Rondon e Professora Jucileide Praxedes, e a Escola Estadual Ministro Petrônio Portella Nunes, o alinhamento e a elaboração do calendário para aplicação do programa, uma metodologia do SEBRAE para que alunos do ensino fundamental tenham acesso a conteúdo e práticas do ensino do empreendedorismo.

O JEPP tem como pilar o protagonismo juvenil, buscando estimular nas crianças e jovens o espírito empreendedor para a vida.

Os projetos está atendendo cerca de 700 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e  envolvendo as famílias, aproximadamente 100 profissionais da educação e comunidade externa.

O JEPP é ministrado nas escolas por intermédio dos professores habilitados pelo SEBRAE para aplicar, e orientado pelo consultor José Lui (SEBRAE) e coordenadores das escolas do campo Matias Félix e Rodrigo Parreira.

Os projetos estão sendo realizados nas escolas no período de 01/09 a 20/11/2022, abordando os seguintes temas:
1 – O mundo das Ervas Aromáticas;
2 – Temperos Naturais;
3 – Oficina de Brinquedos Ecológicos;
4 – Locadora de Produtos;
5 – Sabores e Cores;
6 – Ecopapelaria;
7 – Artesanato Sustentável;
8–Empreendedorismo Social;
9 – Novas Ideias, Grandes Negócios.

No final dos projetos, os resultados serão apresentados em feiras, nas próprias instituições de ensino, entre os dias 04 e 29/11/2022, onde toda a população está convidada para prestigiar e adquirir os produtos produzidos pelos alunos.

O consultor do SEBRAE, José Luiz Cardoso, destaca o entusiasmo dos professores com o programa, pois são mestres e sabem que o empreendedorismo não se trata apenas da abertura de negócios, mas  sobretudo, trata-se de uma cultura em que a pessoa desenvolve competências, habilidades e atitudes para buscar o alcance de seus objetivos de vida, contribuir para os empreendimentos em que se envolve e para a solução de problemas de sua comunidade.

Acompanhe outras postagens:

TRÂNSITO LEGAL: Prefeito e secretário entregam premiação ao vencedor do Concurso do Mascote do Trânsito

O autor do desenho vencedor, o aluno Cristiano Nascimento Oliveira, do 8º Ano B, do Centro Municipal de Ensino Dom Bosco, e a professora Gislaine Fortunato, orientadora do estudante, ganharam como prêmio um notebook cada, medalhas da Ordem do Brasão e certificados. Também foram agraciados com medalhas e certificados os outros nove finalistas do Concurso.

Saiba mais >>