Escolas do Campo recebem laboratórios de informática em Tangará da Serra

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec), criou laboratórios de informática nas escolas do campo, sendo elas: Centros Municipais de Ensino Ernesto Che Guevara, Marechal Cândido Rondon, Professora Jucileide Praxedes e Chapadão do Rio Verde. O prefeito municipal, Vander Masson, e o secretário de Educação, Vagner Constantino Guimarães, comemoram a instalação dos equipamentos.

No momento em que vivemos, onde tudo se movimenta e acontece no mundo digital, e com o tempo integral nas escolas do campo, os laboratórios vêm para somar com aprendizado dos alunos, onde a tecnologia ajuda tanto os professores quanto aos estudantes no desenvolvimento de pesquisas e trabalhos escolares.

De acordo com os coordenadores pedagógicos das Escolas do Campo, professores Matias Félix e Rodrigo Parreira, a implantação dos laboratórios de informática nas unidades vêm de encontro com a necessidade dos alunos pois se transformam em espaços de construção do conhecimento e de aprendizagem significativa, favorecendo as relações entre os usuários e as relações deles com a sua capacidade de inventar, criar, descobrir e aprender, através da tecnologia digital e do ensino com computadores.

A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Além disso, sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida nos diversos setores da sociedade. O Laboratório de Informática deve funcionar como um provedor de recursos e serviços para realização de aulas e de trabalhos, tendo o computador como ferramenta de aprendizagem para alunos e professores e como suporte técnico para o trabalho do professor”, destacam os coordenadores das Escolas do Campo.

Os alunos, nos seus diversos níveis de aprendizagem, ao utilizarem o computador, entram em um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar e, ao invés de apenas receberem informações, também constroem conhecimentos, formando um processo em que o professor educa o aluno e, ao educar, é transformado através do diálogo com ele. “Cada geração inventa, cria e inova, fazendo com que a educação tenha seu processo também de criação, invenção e inovação, principalmente no campo do conhecimento. O papel dos professores não é apenas o de transmitir informações, é o de facilitador, mediador da construção do conhecimento. O computador passa a ser aliado do professor, propiciando transformações no ambiente de aprendizagem e questionando as formas de ensinar”, pontuam os coordenadores.

Veja mais imagens a seguir!

Acompanhe outras postagens:

TRÂNSITO LEGAL: Prefeito e secretário entregam premiação ao vencedor do Concurso do Mascote do Trânsito

O autor do desenho vencedor, o aluno Cristiano Nascimento Oliveira, do 8º Ano B, do Centro Municipal de Ensino Dom Bosco, e a professora Gislaine Fortunato, orientadora do estudante, ganharam como prêmio um notebook cada, medalhas da Ordem do Brasão e certificados. Também foram agraciados com medalhas e certificados os outros nove finalistas do Concurso.

Saiba mais >>