Tangará da Serra aderiu ao Selo Unicef, edição 2021-2024, onde o Município assume políticas públicas para garantir o direito de crianças e adolescentes. Para cumprir as etapas que são solicitadas para receber o selo, uma das ações necessárias é a implementação do NUCA – Núcleo Centralizado de Adolescentes. O NUCA em Tangará da Serra é formado por 18 adolescentes.
“Esse projeto foi um importante desafio que o município assumiu em 2021. Já há um bom tempo que o município não participava do Selo Unicef. E o objetivo é ouvir esses adolescentes que representam o NUCA, o que eles gostariam como políticas públicas para as crianças e adolescentes. Essa integração é muito importante. Oportunizar crescimento e desenvolvimento pessoal”, enfatizou o Prefeito Vander Masson.
Contudo, nesta semana, mais adolescentes foram empossados ao NUCA e dois deles foram premiados com dois aparelhos celulares, oriundos do Projeto Conectividade Selo Unicef em parceria com a Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios do Estado de Mato Grosso (APDM).
“Pra receber esses aparelhos celulares os adolescentes precisam se encaixar em alguns critérios como estudar em escola pública, por exemplo, dentre outros. Esses adolescentes também já participam do CRAS do Jardim Araputanga. Para o nosso município, é muito gratificante e a partir do momento que ele cumpre todas essas metas, ele recebe um selo, ou seja, um reconhecimento que o município está fazendo essas ações para as crianças e adolescentes”, explicou a articuladora do Selo Unicef em Tangará da Serra, Shenerri Magalhães.
“Hoje são dezoito adolescentes que estão representando vinte e duas mil crianças e adolescentes do nosso município da rede escolar, fora as crianças e adolescentes que não frequentam a escola. É um programa extremamente importante, ele tem fases, sempre vendo o crescimento e o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes de Tangará da Serra”, concluiu a coordenadora do GPPM e primeira-dama, Silvana Ló Masson.
O papel do Selo Unicef é estimular o município para otimizar recursos humanos e financeiros, qualificando a demanda e melhorando a oferta de políticas públicas direcionadas à infância e adolescência, em diálogo com os governos estaduais e federal.
Fonte: Theodora Malacrida – Assessoria de Imprensa da Prefeitura